Microsoft adverte para a escassez da Xbox Series X até ao verão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Comprar uma consola de nova geração, seja uma Xbox Series X ou uma PlayStation 5, tem-se revelado um verdadeiro desafio. Estas consolas estão permanentemente esgotadas e tudo indica que a situação se prolongará pelos próximos meses.

A Microsoft foi honesta relativamente a esta tema e já avisou os seus fãs que será difícil comprar um Xbox Series X nos próximos meses. Em entrevista ao The New York Times, Mike Spencer dá uma notícia que ninguém queria ler.

Xbox Series X será escassa pelo menos até junho

O executivo da Microsoft revela que será difícil comprar uma Xbox Series X pelo menos até junho próximo. Isto significa que, durante os próximos meses será, comum depararmo-nos com um aviso de rutura de stock nas mais variadas lojas da especialidade.

A razão para este cenário tem que ver com o insuficiente volume de produção de novas consolas. São muitos os constrangimentos verificados no fornecimento da Xbox Series X e isso irá, obviamente, influenciar o número de unidades disponíveis para compra.

A pandemia é apenas um dos vetores que contribuiu ativamente para este indesejável cenário. Os scalpers são outro flagelo que influenciam negativamente a disponibilidade de novas consolas para a generalidade dos consumidores.

Estes recorrem a mecanismos automatizados para conseguir adquirir várias unidades de uma Xbox Series X ou PlayStatino 5 assim que se encontram disponíveis em qualquer loja. Posteriormente, estas são revendidas em mercados paralelos por valores exorbitantes.

AMD já havia alertado para a escassez de componentes até meados de 2021

Aquilo que a Microsoft admite hoje não deverá ser surpreendente para os mais atentos ao mercado. Ainda na semana passada, Lisa Su, CEO da AMD, admitiu publicamente problemas nas linhas de produção dos seus componentes.

A pandemia é novamente apenas uma parte do problema, estando a outra do lado de uma procura que excedeu em larga escala a oferta. Assim, a AMD vê-se sem meios disponíveis para aumentar a sua produção pelo menos até à segunda metade de 2021.

Note-se que estes problemas de escassez de produto afetam também as suas mais recentes placas gráficas. Mesmo aqueles que ambicionam fazer um upgrade ao seu computador para uma nova gráfica Radeon deparam-se com o mesmo problema de quem procura uma consola de nova geração.

Editores 4gnews recomendam:

  • PS5: 1 em cada 10 consolas é revendida acima do PVP, lucros superiores a $40 milhões
  • Nintendo Switch: 30 jogos mais populares na eShop em Portugal! (janeiro)
  • Epic Games Store aproxima-se da Steam, mas receitas estão estagnadas!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.