Novos MicroSD Express têm quase a mesma velocidade da memória interna

Bruno Coelho

A Mobile World Congress é muito mais que um desfile de smartphones. Se ainda hoje te escrevemos sobre estes óculos inteligentes, agora é hora de falar sobre os tão famosos cartões de memória. Odiados por uns, indispensáveis para outros, estes pequenos chips também têm, assim, novidades em Barcelona.

Com efeito, a Associação SD revelou aquele a que chamaram microSD Express. Em primeiro lugar estamos a faltar de cartões de memória que permitirão aos dispositivos mobile do futuro criar e consumir conteúdo a velocidades muito superiores às atuais.

Novo MicroSD Express promete a mesma velocidade da memória interna

Conforme os dados partilhados, esta nova plataforma de cartões microSD pretende oferecer um grande incremento em termos de velocidade de transferência de dados. Ademais, irá consumir menos energia que os antigos formatos.

microSD Express atinge velocidades semelhantes à memória interna

Falando de números, o microSD Express vai chegar até uma velocidade de 985 megabytes por segundo (MB/s). Contudo, como são conseguidos estes números? Acontece tudo graças à magia do PCie 3.1 e NVMe v1.3. A Associação SD espera cartões de memória mais rápidos, menos consumistas e compatíveis com modelos mais antigos.

Novos MicroSD Express têm quase a mesma velocidade da memória interna

Em boa verdade, as velocidades de leitura e escrita sempre foram um fator limitador das soluções de memória expansível. Contudo, este novo formato pode fazer-nos olhar para esta solução com outros olhos. Aparentemente, a transferência de ficheiros acontece quase tão rápido como a memória interna de um dispositivo.

Novos MicroSD Express têm quase a mesma velocidade da memória interna

Em síntese, esta pode ser a nova vida do microSD. O 5G vai exigir muitos dados e, maior qualidade nas câmaras, exige maiores ficheiros. Este novo formato estará disponível nas versões de microSDHC Express, microSDXC Express e microSDUC Express.

Editores 4gnews recomendam:

Intel Iris Plus Graphics 940 destaca-se em primeiros benchmarks

Samsung Galaxy S10 poderá marcar o fim de uma era para a sul-coreana

Xiaomi Mi Mix 3 5G: Primeiras impressões ao primeiro 5G da Xiaomi

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.