Micro LED no Apple Watch só em 2027

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Desde há algum tempo que a Apple quer integrar na sua linha de smartwatches ecrãs micro LED que são mais eficientes a nível energético e fornecem também mais brilho que os atuais painéis OLED.

Mas, infelizmente, a empresa de Tim Cook pode só concretizar este projeto no longínquo ano de 2027 e há uma razão para isso acontecer.

Custos elevados de produção atrasam planos da Apple

imagem de grupo do Apple Watch Series 9
Ainda não é este ano que os smartwatches Apple vão contar com o desejável ecra micro LED Crédito@Apple

Ainda que alguns rumores apontassem para que o Apple Watch Series e Ultra fossem equipados com ecrãs micro LED já este ano, parece que esse cenário só irá realizar-se daqui a três anos.

A Apple foi obrigada a adiar estes planos devido aos elevados custos de produção destes painéis, avança a empresa de análise de mercado TrendForce.

Pior: a estes custos elevados acrescenta-se ainda uma taxa de rendimento mais baixa. Por outras palavras, a Apple ia gastar muito dinheiro na produção de ecrãs micro LED e conseguir uma margem de lucro mais baixa do que o desejado.

Para efeitos de contexto, esclareça-se que a produção de um ecrã micro LED, neste momento, custa à Apple 150 dólares (cerca de 140 euros) enquanto o painel OLED tem um custo de apenas 38 dólares (aproximadamente 35 euros).

Como não podia deixar de ser, o custo de produção de um ecrã micro LED teria de refletir-se no preço final de venda ao público do smartwatch da Apple o que poderia colocar o wearable com um preço demasiado elevado até para a própria Apple.

Apple não desistiu da ideia

Mas apesar de estar a enfrentar estes desafios na cadeia de produção, a Apple não desistiu da ideia de incluir o tão desejado painel micro LED nos seus smartwatches.

Atualmente, a empresa de Tim Cook está a contactar diversos fornecedores ligados a esta área para tentar contornar o obstáculo do custo. No entanto, sem uma linha de produção finalizada é impossível à Apple integrar já este ano o ecrã micro LED na sua linha de wearables.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt