Mi Pad vs. iPad: Apple ganha processo contra Xiaomi

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta luta entre Apple e Xiaomi não é de agora. Já em 2014 a gigante de Cupertino reclamava semelhanças fonéticas entre o seu iPad e o Mi Pad. Agora, com a chegada à Europa, um tribunal europeu deu razão à Apple e a Xiaomi vai ter de mudar o nome do seu tablet.

À data das primeiras queixas pouco havia a fazer. A Xiaomi vendia apenas na China e, pense embora o naming e design parecidos, a Apple viu os intentos perdidos na burocracia chinesa. Mas na União Europeia as coisas mudam de figura.

Vê ainda: Samsung pode reinventar o acessório DeX com o Samsung Galaxy S9

O segundo maior tribunal da União Europeu (General Court) determinou que o nome Mi Pad não pode ser registado em território europeu. É alegado que as semelhanças entre os dois nomes podem confundir os consumidores.

Tendo em conta que apenas foi adicionado um “m” no início do nome do tablet da companhia chinesa, foi considerado insuficiente para distinguir ambos os nomes de forma clara.

Apple alegou que o nome do Mi Pad podia confundir os consumidores

Quando a Xiaomi tentou registar o nome, a Apple alegou os consumidores poderiam pensar que o Mi Pad seria uma variação do seu iPad. Concordando com estes argumentos, o tribunal disse mesmo que os consumidores ingleses poderiam até entender o prefixo “mi” como “my”. Acho que entendemos onde tal poderia levar.

Nesta fase podemos dizer que o mercado dos tablets já não é tão importante como em 2014. Acaba por ser uma vitória moral por parte da Apple, mas um aviso para a Xiaomi na hora de registar as suas marcas nos mercados europeu ou americano. A Xiaomi ainda pode recorrer desta decisão.

Diz-nos nos comentários o que pensas deste processo e das semelhanças ou não de naming e design entre os dois tablets.

Outros assuntos relevantes:

Tens um Samsung? Prepara-te para receber esta atualização do Android

Ingress Prime – Primeiro jogo AR da Niantic promete novidades em 2018

Xiaomi Mi 7 – Serão estas as primeiras imagens reais do smartphone?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.