As primeiros milhares de unidades do tão aguardado novo MG4 530 Smart Edition já começaram a ser entregues na China. A procura no caso do modelo Anxin tem sido tanta que até já houve rutura de stock logo nas primeiras semanas.
Porém, ao contrário do expectável, há uma grande alteração no que diz respeito às baterias em relação ao 530. Isto porque em vez das tradicionais Ruipu Lanjun, todos veículos elétricos passam agora a contar com baterias CATL. A mudança foi confirmada pelo diretor-geral da MG, Chen Cui.
A explicação do executivo aponta para a necessidade de conseguir dar resposta aos prazos previstos de entrega, algo que não estava a ser cumprido com as baterias 'originais'.
A boa notícia para os condutores é que a CATL é a líder global na produção de baterias para veículos elétricos, que apresentam um desempenho premium. São mais caras que as Ruipu. Portanto, é uma mudança que reforça o estatuto da MG no setor.
Por agora, esta mudança foi fruto de uma necessidade imediata de conseguir responder à procura. Porém, o feedback muito positivo dos consumidores poderá levar a que esta alteração no fornecedor das baterias se estenda até ao mercado europeu.
Por agora, ainda não há informações oficia sobre a chegada do novo MG4 ao nosso país, mas tendo como exemplo o que aconteceu com os modelos anteriores, é expectável que tal aconteça ainda em 2026. O atual modelo está à venda por valores que começam nos 26.750 euros com a tradicional bateria LFP (lítio-ferro-fosfato), as mais comuns nos elétricos já que apresentam uma excelente durabilidade a um custo baixo.
Por comparação, os modelos de longo alcance por norma recorrem às de NMC (Níquel-Cobalto-Manganês), que são mais caras mas também garantem maior autonomia e melhor desempenho, sobretudo em temperaturas mais baixas.
As principais características do novo MG4
Posicionado no segmento considerado acessível (custa cerca de 13 mil euros), o MG4 530 Smart Edition chega com uma autonomia de até 530 quilómetros (CLTC) e uma transmissão automática.
Além disso, vem equipado com funções de assistência à condução avançadas, incluindo Navegação em Autopiloto (NOA) para autoestradas, manutenção de faixa e mudanças automáticas de faixa.
Desde o lançamento, em agosto de 2025, o MG4 tem registado vendas impressionantes, que superam até as melhores previsões. De acordo com a China Automotive Industry Research, as entregas atingiram 11.790 unidades em setembro, um aumento de 181,4% face ao mesmo período do ano anterior.
O modelo com bateria semissólida
A versão mais barata deste hatchback elétrico começa nos 8 mil euros. Por sua vez, o modelo com bateria semi-sólida – apelidado de Anxin – começa nos 13 mil euros.
Além da opção semi-sólida, o MG4 2025 conta com outros modelos que mantêm as baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP). Estas chegam com uma autonomia de 437 km. Importa referir que ambas suportam carregamento rápido, sendo que conseguem ir dos 30% aos 80% em 20 minutos.
No que respeita a dimensões, mede 4.39 metros a nível de comprimento, 1.84 m de largura, e tem uma altura de 1.5 metros. A distância entre eixos ascende aos 2.75 metros. O motor é de 120 kW e as jantes podem ser de 16 ou 17 polegadas, dependendo da versão. A velocidade máxima é de 160 km/h.
O sistema de infotainement tem um chip Qualcomm Snapdragon 8155. Por fim, uma das grandes inovações é a integração com o ecossistema automóvel da Oppo.
Naturalmente o cenário em Portugal será bastante distinto e deverá rondar os 30 mil euros já que o objetivo é rivalizar com o BYD Dolphin. "Se o preço for semelhante ao do Dolphin, não há motivos para os clientes não optarem pelo MG4", disse Chen Cui na apresentação do novo modelo.
