Meze 11 Neo: Análise em Português - Earphones PREMIUM

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Meze é uma marca europeia com sede na Roménia e especializa-se em earphones e headphones premium com um som natural e equilibrado. Estes são os Meze 11 Neo, um par de earphones com muito para oferecer e cujo preço é muito em conta para a qualidade do produto em si. Esta é a nossa análise aos Meze 11 Neo e podemos fazer um Giveaway deste produto se assim desejarem.

A Meze teve a bondade de nos enviar um par para teste mas, como sempre, a nossa opinião é estritamente baseada no desempenho e valor do equipamento para que se mantenha o rigor e imparcialidade. Ora, vamos às primeiras impressões.

Caixa e Apresentação

À primeira vista podíamos pensar que estes Meze 11 Neo custariam 100 a 150€ simplesmente ao olhar para a caixa e ao sentir a qualidade de construção da mesma. Esta sensação é reforçada quando abrimos a caixa e vemos a apresentação do produto que pode ser perfeitamente descrita como poética. A maneira como nos é apresentado o produto e respectivos acessórios é extremamente elegante e dá-nos a clara sensação de estar na presença de um artigo premium.

Vê o PREÇO e escolhe os teus Meze 11 Neo AQUI

Uma coisa é certa, duvido que encontres um produto tão cativante como estes Meze numa loja física em Portugal, a realidade é mesmo essa. Pessoalmente já comprei dezenas de earphones e só os mais caros (40€ mais caros do que estes Meze) se comparavam a nível de qualidade de som e quantidade de acessórios incluídos.

Qualidade Sonora

Os Meze 11 Neo conseguem respeitar o teu orçamento e proporcionar-te um som quase perfeito a nível de Graves e Tons Médios. Sinceramente são os melhores earphones que já tive oportunidade de testar e levam nota máxima nos agudos. Em músicas de vocalista feminina, especialmente em Jazz, Blues e Musica Clássica estes Meze 11 Neo são um sonho tornado realidade. Sentes-te transportado para a primeira fila do concerto, consegues diferenciar pormenores até então inaudíveis, seja o toque do dedo nas cordas da guitarra ou a respiração do(a) vocalista.

Importa referir que estes Meze 11 Neo não apresenta os Graves mais fortes e se o teu género musical favorito inclui Techno, House, Drum&Bass ou se simplesmente gostas de uma batida excepcionalmente forte este pode não ser o par ideal para ti. Aqui sinto que os Graves, Tons Médios e Agudos estão muito bem equilibrados, com alguma prevalência para os agudos mas nada que se torne irritante, muito pelo contrário.

Utilizei estes Meze 11 Neo durante uma boa semana com vários formatos e géneros musicais. Desde a voz doce de Jeff Buckley (Grace), Mozart (Concerto para Flauta e Harpa em Dó, K. 299), Tchaikovsky (1812 Overture), à trovejante voz da Adele (Rolling in the Deep), Queen (Innuendo), Johny Cash (Hurt), Adam Lambert (Never Close Your Eyes), ao cavernoso Marilyn Manson (Beautifull People), Skrillex (Purple Lamborghini), John Coltrane (Blue Train), Rammstein (Rosenrot), entre muitas outras.

Vê o PREÇO e escolhe os teus Meze 11 Neo AQUI

Os formatos utilizador foram MP3 a 320kbps, FLAC e um pouco de streaming (Spotify). Aqui não posso deixar de salientar que deves utilizar formatos com pouca compressão para não perderes aqueles detalhes que os Meze 11 Neo conseguem entregar aos teus tímpanos. A música é um prazer, é um culto, respeita-a e aprende a mimar os teus ouvidos. Além disso, o volume destes earphones é mais do que suficiente e não precisas (nem deves por questões de saúde) puxar ao máximo o volume.

Acessórios

Os Meze 11 Neo trazem um bom conjunto de acessórios, a saber:

  • Caixa rígida para transporte com bolsa interior
  • 4 pares de adaptadores de silicone
  • 1 par de adaptadores da COMPLY para isolamento extra
  • Grampo para segurar o cabo à roupa
  • Microfone com botão dedicado
  • Autocolantes

O microfone e respectivo botão podem ser utilizados para chamadas com boa claridade de voz tanto de um lado da linha como do outro. O botão pode ser utilizado para interromper a chamada ou para controlar a reprodução de música da seguinte forma:

  • 1 clique: Play/Pausa
  • 2 cliques: Próxima Música
  • 3 cliques: Música Anterior
  • Pressionar longamente ativa o Google Now/ SIRI

Por último, preferi utilizar os adaptadores/borrachinhas stock, isto é, as que já vinham aplicadas. Conseguem isolar o ruído exterior, não aquecem o teu ouvido e, no meu caso, conseguem manter o earphone bem colocado. Podes também usar os adaptadores da COMPLY com espuma de memória que isolam muito mais e que puxam mais pelos Graves, pessoalmente não gostei pois, apesar de isolarem mais, acabam por abafar um poucos os agudos.

Qualidade de Construção

O cabo dos Meze 11 Neo é maleável mas bem construído, com bastante fibra para aguentar bons anos de utilização sem quebrar. Além disso, não embaraça facilmente e é muito fácil de voltar a esticar e aprumar. Importa ainda referir que o cabo utiliza cobre sem oxigénio para manter a pureza do som.

O jack de 3.5mm tem um revestimento dourado e todos os pontos mais críticos são reforçados para evitar que o cabo parta nas juntas, seja junto ao jack ou junto de cada earphone. Os earphones são construídos em alumínio, o driver de 8mm tem um revestimento de titânio (membrana revestida a titânio).

Vê o PREÇO e escolhe os teus Meze 11 Neo AQUI

A nível de características/especificações temos o seguinte:

  • Drivers de 8mm revestidos a titânio
  • Frequência de resposta: 16Hz a 24KHz
  • Impedância: 16 Omhs
  • Sensibilidade: 101dB
  • Tamanho do cabo: 1.2 metros

Podemos fazer um Giveaway destes Meze 11 Neo com base nas vossas opiniões/comentários.

Talvez queiras ver:

Bixby poderá ser o nome da nova AI da Samsung a chegar com o Galaxy S8

Xiaomi poderá entrar de forma oficial nos Estados Unidos

Director de segurança da Google afirma que o Android será mais seguro do que iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.