META trará publicidade 3D para o Facebook, Instagram e WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O grupo Meta Platforms Inc (ex-Facebook), acaba de firmar uma parceria com vista à produção de publicidade tridimensional (3D) a ser exibida nas suas plataformas mais populares. Isto é, um novo formato publicitário para o Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.

Este acordo trará novas publicidades para os vários bastiões do grupo Meta, bem como para o metaverso, este último a ser a prioridade da empresa liderada por Mark Zuckerberg, tido como grande e novo mercado potencial a explorar nas próximas décadas.

Há uma nova experiência de publicidade a caminho do grupo META

O entendimento foi primeiramente noticiado pela agência Reuters, dando conta das negociações com uma empresa de tecnologia dedicada ao e-commerce ou comércio online. Assistiremos, com efeito, à integração nas redes sociais da plataforma VNTANA.

Será através da VNTANA que os parceiros comerciais do grupo META poderão exibir publicidade tridimensional - de momento não à escala de um universo Blade Runner - mas com um propósito e implementação similar, os anúncios 3D em vários locais.

Esta plataforma permitirá às marcas exibir os seus produtos de uma forma inédita em primeiro lugar nas redes sociais Facebook e Instagram e, posteriormente, no WhatsApp e respetivo Status, entre outras plataformas detidas pelo grupo norte-americano.

A aposta no metaverso é a prioridade de Mark Zuckerberg

Estes acontecimentos sinalizam o redobrar dos esforços do grupo META no desenvolvimento do metaverso e captação de interesse para esta nova realidade. Algo que, aliás, é afirmado também pela responsável pela plataforma VNTANA, Ashley Crowder.

Tal como exemplificado acima, a publicidade será apresentada de forma convencional à primeira vista. No entanto, ao carregar num determinado produto poderemos ver os seus contornos e "rodar" tridimensionalmente o objeto em questão.

Será um conceito similar ao que passaremos a ver nas publicidades do Facebook e Instagram, e gradualmente nas demais plataformas do grupo Meta. É um dos primeiros passos para a integração e familiarização do utilizador com o metaverso e não será o único nesse sentido.

O metaverso sendo o "espaço físico da Internet", uma junção de várias realidades artificiais com base em algo familiar como o nosso espaço no Facebook, Instagram e demais redes. Mais interativo e pessoal, estará acessível através do PC, bem como através dos dispositivos móveis como o smartphone e tablet.

Editores 4gnews recomendam:

  • POCO M4 5G é o próximo smartphone Xiaomi barato a chegar em 2022
  • Samsung: esta é a 1.ª imagem do próximo smartphone dobrável para 2022
  • Google Chrome 99 para Windows e Mac traz as melhorias mais pedidas
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.