A Meta promete dar resposta naquela que é a identificação de conteúdo falso criado através de Inteligência Artificial (AI), no Facebook e no Instagram. O objetivo é claro, mas a própria empresa e especialistas reconhecem que não será tarefa fácil. De acordo com o diretor do programa da Witness, Sam Gregory, trata-se de uma ideia pertinente e necessária, mas que não garante 100% de sucesso na identificação deste tipo de conteúdos.
De momento, a Meta já rotula as imagens criadas a partir de IA próprio com a etiqueta "Imagined with AI", mas o próximo passo será fazer o mesmo, não só com ferramentas da Meta, mas também com imagens desenvolvidas por outras empresas que trabalhem com IA.
Marcas de água para identificar conteúdo fake
Esta ação da Meta tem o foco principal de erradicar ao máximo a desinformação e está em fase de desenvolvimento. Para que se possa continuar a utilizar IA de forma positiva, com a máxima segurança possível para todos, Sam Gregory acrescenta ainda que se deve tratar de uma "luta" conjunta, que englobe todas as plataformas capazes de gerar este tipo de conteúdo.