Meta atua contra empresas que roubam dados em Windows, Android e iOS

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A Internet pode ser bem perigosa e a Meta está a tomar medidas de segurança contra empresas de spyware. De acordo com o The Hacker News, existem 8 empresas, de diferentes países, que têm tentado aceder de forma indevida a informações privadas em smartphones ou computadores de outros utilizadores.

Como refere a Meta, estas empresas tinham recursos para saber informações que vão desde a localização, a fotografias, vídeos, contactos, e-mail, SMS, entre muitos outros dados. A detentora do Facebook e do Instagram acrescenta, ainda, que teriam capacidade de ativar, por exemplo, microfone e câmara.

As 8 empresas não só recolhem dados privados, como acedem a microfone e câmara, fazendo também scraping e phishing

Spyware
Imagem ilustrativa (via Pexels)

À luz da mesma fonte de informação, as empresas em questão são: Cy4Gate/ELT Group, RCS Labs, IPS Intelligence, Variston IT, TrueL IT, Protect Electronic Systems, Negg Group e Mollitiam Industries. Como se o a apropriação indevida dos dados anteriormente referidos não fosse suficiente, as marcas em questão também estariam ligadas a atividades de scraping (extração de informações de sites web) e phising (estratégia para obter, por exemplo, números de cartão de crédito).

Desde cliques em links falsos, ao convite a colocar números de telefone, empresas como a Cy4Gate tentaram atingir os utilizadores dos grandes "tubarões" da Internet. Entre muitas outras empresas, Facebook, Instagram, X, YouTube e Skype faziam parte deste grande lote de alvos.

Outra grande descoberta da Meta foi que o Negg Group usava contas para testar a entrega do seu spyware. Assim, direcionavam-se a Windows, macOS e Android, com o objetivo de obter informações públicas. Ainda sobre o mesmo tema, uma dessas empresas chegou a pôr os seus serviços à disposição de fins políticos.

Uma das empresas agiu contra os Estados Unidos, pelo país apoiar a Ucrânia

De acordo com o The Hacker News, essa mesma empresa terá removido mais de 2000 páginas e grupos de Facebook e Instagram. O alvo era o público norte-americano, devido a críticas à política do país, em relação a Taiwan e Israel, bem como no seu apoio à Ucrânia.

De forma a tentar mitigar, ao máximo, tudo o que são os malefícios causados pelo spyware, a Meta tem tomado medidas preventivas para proteger, não só a empresa, como os seus utilizadores. Ainda que precauções estejam a ser tomadas, não se sabe ao certo a quantidade de estragos que as oito empresas referidas já possam ter causado.

As mesmas são altamente especializadas e fazem um estudo personalizado do utilizador, que faz com que consigam criar, por exemplo, estratégias de phishing mais sofisticadas e eficazes. A Meta promete manter-se alerta no combate ao Spyware, que afeta dispositivos iOS, Android e Windows.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.