Depois de apresentar o conceito do CLA elétrico, em setembro passado, a Mercedes prepara-se para lançar no próximo ano o seu primeiro EV dento deste conceito e, com isso, dar início a uma concorrência mais direta à Tesla.
Com esta nova série a Mercedes pretende colocar no mercado veículos elétricos com preços mais acessíveis, tendo como base a nova plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), projetada para modelos mais pequenos e otimizada para propulsão elétrica.
Quatro modelos a caminho
O primeiro modelo da série CLA a surgir com base na nova plataforma é um carro que promete consumos de energia na ordem dos 8,3Km/kWh.
A Mercedes refere que a plataforma MMA, baseada no conceito Vision EQXX, da marca, permitirá a este CLA elétrico percorrer cerca de 750 Km com uma carga, com o sistema de 800V a permitir adicionar 400KM de autonomia em apenas 15 minutos, usando um carregamento rápido.
Segundo informações da Automotive News reproduzidas pelo site Electrek, a chegada desta primeira proposta CLA deverá começar no final de 2025. A mesma fonte garante que está também previsto o lançamento de um segundo crossover CLA da Mercedes, com produção a iniciar em outubro de 2025, posicionado para ‘combater’ a hegemonia do tesla Model Y.
Os planos da Mercedes para esta nova plataforma de EVs baseados na plataforma MMA pelo lançamento de quatro modelos elétricos de nível de entrada: dois crossovers, uma carrinha e um coupé.
Neste vídeo do CarSpyMedia que se segue, gravado no início deste ano durante os testes ao CLA elétrico no Círculo Polar Ártico, é possível perceber parte do design e do perfil desta nova série de EVs.