Imagina poderes escolher uma cor e um padrão únicos para a pintura do teu carro; e imagina também poderes fazê-lo em pouco tempo, recorrendo a uma espécie de impressora de jacto de tinta adaptada à realidade dos automóveis.
As boas notícias é que esta tecnologia já existe e está a ser testada pela Mercedes para personalizar alguns dos seus carros de topo; as notícias menos boas é que a Mercedes apenas vai usar esta tecnologia comercialmente em alguns dos seus carros de topo, para um número reduzido de clientes e é apenas aplicada ao nível do capot.
Mas a abertura de um novo estúdio MANUFAKTUR na sua Fábrica 56 em Sindelfingen, Alemanha, abre novas perspetivas para o projeto de customização de veículos que o fabricante alemão está a desenvolver.
Processo ‘inovador e ecológico’
Uma das soluções que a Mercedes já está a usar no seu programa de individualização e personalização transversal de automóveis dá pelo nome de PixelPaint.
Explica a empresa que tudo funciona como uma espécie de impressora de jato de tinta gigante, usada para aplicar “tinta de alta qualidade” na carroçaria dos veículos, aplicando-lhes pinturas multicoloridas “com incrível precisão”.
Com a tecnologia PixelPaint a Mercedes consegue assim aplicar padrões personalizados “com o mais alto nível de precisão”, funcionando como mais uma componente de personalização das soluções oferecidas no estúdio MANUFAKTUR.
“Os clientes podem solicitar elementos de design no automóvel de acordo com as suas ideias, que são limitadas apenas pela viabilidade técnica” explica a Mercedes em comunicado.
Modelo S-Class inaugura PixelPaint
Os primeiros resultados da aplicação da tecnologia PixelPaint deverão estar visíveis no início do próximo ano, quando a Mercedes disponibilizar o novo Classe S “com uma variedade de novas cores exclusivas e outras opções MANUFAKTUR”.
O fabricante alemão refere que este tipo de personalização deverá depois ser alargado aos modelos desportivos Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach, embora não avance com datas.
Da mesma forma, a personalização das carroçarias deixará de estar limitada ao capot dos veículos, como atualmente, passando a ser possível em qualquer parte dos carros.
Para já o estúdio MANUFAKTUR permite a personalização e até 20 veículos por dia, independentemente da série de modelos.