Uma das tecnologias de destaque da Tesla é o seu sistema Autopilot. Embora a empresa fale nele como um sistema completamente autónomo, a verdade é o mesmo ainda não é totalmente independente e há pelo menos uma marca que já a ultrapassou neste ponto.
Essa marca é a construtora alemã Mercedes-Benz que vendeu recentemente o seu primeiro carro autónomo de nível 3 nos EUA. Algo que ainda nem a própria Tesla conseguiu alcançar no seu mercado caseiro.
Mercedes já tem carros autónomos de nível 3 a circular nas estradas
Em primeiro lugar, importa falar nos diferentes níveis de condução autónoma que existem. Estes variam entre o nível 1 e o nível 5, com o último a ser totalmente independente de qualquer intervenção humana.
Dito isto, a Tesla vende atualmente carros de nível 2. Isto significa que são capazes de desempenhar ações como conduzir, acelerar e travar sozinhos, mas requerem uma supervisão constante do condutor.
Carros de nível 3, como aqueles que a Mercedes já vende, já possuem um nível de independência maior na condução. Contudo, este ainda pode requerer a intervenção humana e só funciona quando observados um conjunto específico de fatores.
Já os carros de nível 4 e 5, idealmente, operam sem intervenção humana. A diferença é que no nível 4 ainda existem algumas condicionantes, ao passo que no nível 5 temos uma experiência totalmente autónoma em qualquer cenário.
A tecnologia de condução autónoma comercializada pela Mercedes, conhecida como Drive Pilot, só está disponível nos modelos EQS e Classe S. Essa tecnologia só funciona com o céu limpo, durante o dia e alguma autoestradas específicas.
Caso estas condições se verifiquem em simultâneo, o condutor poderá tirar os olhos da estrada e deixar o carro conduzir sem que este se queixe. Uma experiência que a Tesla ainda não oferece aos seus clientes.
Relativamente ao futuro, o diretor financeiro da Mercedes já deu pistas sobre quando a construtora terá os seus primeiros carros autónomos de nível 4. Segundo Markus Schäfer, tal acontecerá "até o final da década".
Já no que respeita aos planos da Tesla para este setor, o seu calendário ainda não é claro. Elon Musk refere que a empresa apresentará o seu Robotaxi em agosto e espera-se que este seja um veículo totalmente autónomo. Veremos se a promessa se cumpre.