A Mercedes-Benz aproveitou a calma antes da tempestade que será a CES 2021 e revelou na sua sede em Estugarda o novo conceito de ecrã de informação e entretenimento para os seus veículos elétricos. O Hyperscreen é um ecrã curvo com inclinação cinemática que se estende por 56 polegadas e ocupa toda a largura do tablier.
A marca falou ainda um pouco sobre o software que acompanhará este conceito futurista, dizendo que é capaz de aprender as preferências do condutor e passageiros. Dessa forma consegue adaptar as suas sugestões para entretenimento, conforto ou até definições de condução elétrica.
Hyperscreen é o futuro dos carros elétricos da Mercedes
Este Hyperscreen é possível através da integração de vários ecrãs ligados entre si de forma muito subtil, com painéis OLED no centro e do lado direito. A Mercedes procurou uma forma de ajudar o condutor e evitar que tenha de procurar definições em menus demasiado escondidos.
Para isso desenhou uma solução composta por um sensor de iluminação e três camadas, com a camada superior a exibir apenas as informações relevantes em determinado contexto.
Melhor ainda, é possível usar a voz para dar instruções ao veículo e ter acesso a funções básicas, evitando-se que os olhos e atenção fiquem longe da estrada durante muito tempo.
Este ecrã integra a versão mais recente do sistema de entretenimento e informação MBUX (Mercedes-Benz User Experience), cuja segunda geração estreia no Classe S de 2021. O sistema permite guardar até 7 perfis que acomodam diferentes preferências individuais.
Em termos mais técnicos, o MBUX Hyperscreen é alimentado por um processador de 8 núcleos e 24GB de memória RAM, com uma largura de banda de 46.4GB por segundo. Com isto a marca certifica-se que a experiência será sempre fluida e nunca colocará em risco a segurança dos passageiros.
Mercedes quer fazer frente à Tesla nos veículos elétricos
O primeiro modelo a ser equipado com este Hyperscreen será o veículo elétrico Mercedes-Benz EQS, cujo lançamento está previsto para 2022.
Apesar de ser visto como um concorrente direto ao Tesla Model S, a verdade é que este EQS terá um preço base consideravelmente mais alto que o dos modelos mais caros da Tesla.
A marca de Elon Musk é também conhecida por oferecer um dos melhores sistemas de informação e entretenimento do mercado, mas a Mercedes-Benz quer revolucionar a forma acedes às informações necessárias com este ecrã futurista.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla lançará o seu carro mais barato de sempre já no próximo ano
- Tesla: relatório confirma que muitos condutores não sabem a diferença entre os pedais!
- Tesla começa a vender a versão mais barata do Model Y: conhece o preço