A Mercedes-Benz levantou finalmente o véu sobre o crossover compacto EQA, o seu novo veículo elétrico que será disponibilizado na Europa ainda durante este ano e com um preço atrativo. O EQA terá um conjunto de baterias de 66.5kWh, autonomia inferior a 500km mas um preço base de €39,950.
Este novo EQA tem como base os modelos SUV GLA da marca germânica, oferecendo 188 cavalos de potência na versão mais básica. A Mercedes irá disponibilizar também modelos com maior potência, podendo a versão com tração às quatro rodas chegar aos 268 cavalos.
Mercedes-Benz EQA é o modelo elétrico base da marca
O EQA consegue ir dos 0-100 km em 8.9 segundos e não é o carro mais rápido do mundo, sendo capaz de atingir os 160km/h em condições ideais. Mesmo assim será o suficiente para a circulação dentro de cidades e viagens em auto-estrada, algo que parece alinhar-se com a função de um SUV.
Em termos de interior serão oferecidas algumas opções, especialmente relacionadas com os sistemas de informação e entretenimento. Vamos poder escolher entre dois ecrãs de 7 polegadas, cada um com as suas funções específicas, ou uma versão widescreen de 10.25 polegadas onde a informação será apresentada de forma organizada.
O EQA estará ainda equipado com a segunda geração do sistema MBUX, que abdica dos botões físicos em favor de uma experiência digital que pode até ser controlada por voz.
A autonomia é realmente onde este veículo deixa algo a desejar, ficando atrás de alguns dos seus concorrentes diretos. Mesmo assim qualquer coisa em torno dos 500km/h não é desprezível, sendo provavelmente um dos motivos que permite manter o preço abaixo dos 40 mil euros.
Mercedes reforça aposta nos EV para concorrer com Tesla e BMW
Este é visto como o veículo de entrada na família de elétricos da Mercedes, com o seu preço a seguramente atrair alguns compradores que procuram transitar para este tipo de automóvel sem terem de despender de somas avultadas.
Tratando-se de um Mercedes existe sempre alguma garantia de qualidade a que a marca alemã nos habituou ao longo dos anos, facto que pode justificar as escolhas de muitos potenciais clientes.
Durante os próximos meses devemos ficar a conhecer as ofertas da BMW e Volkswagen para esta gama de preços, e só aí se poderá avaliar se a proposta da Mercedes com este EQA é tão valiosa quanto aparenta.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla mostra como funciona a sua produção de baterias em novo vídeo
- Carros elétricos: postos de carregamento duplicam, mas números ainda não satisfazem
- Renault 5 prepara regresso glorioso com versão 100% elétrica!