Mercado global de smartphones retomará o crescimento em 2019 - IDC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Conquistaram o advento do padrão 5G.

O mercado de smartphones voltará a crescer em 2019

Entretanto, a partir do próximo ano, uma série de novidades como o orifício no ecrã para albergar a câmara frontal poderão dar novo ânimo ao mercado. Em suma, uma tríade de mudanças que poderão mudar a face deste mercado de smartphones tal como o conhecemos atualmente. Uma mudança de formato (smartphone dobrável), de comunicação (5G) bem como de design (orifício no ecrã). Algo que gradualmente se irá implementando no mercado à medida que diferentes marcas exploram estes três pilares.

Contudo, tal como aponta a IDC, esta transformação será gradual e após uma profunda recessão em 2018, o crescimento será ténue. Aliás, a IDC espera que no último trimestre de 2018 o mercado de smartphones volte a cair, apontando uma queda de 2.6% a 3%.

No último trimestre de 2018 a IDC prevê novas quedas...

Comparativamente ao ano de 2017, o ano de 2018 apresentou quebras no volume de vendas em todos os 3 trimestres até à data. O próximo (último de 2018), deverá acompanhar este tendência, caindo até 3% de acordo com as expectativas de IDC.

Em suma, em 2018 assistimos a uma quebra acentuada, liderada pelo mercado de smartphones na China. Este que é o maior mercado mundial de smartphones arrastou o mercado global, tendo este caído 6% no último trimestre.

Nesse sentido apontam os mais recentes Xiaomi, dois exemplos de sucesso. Algo que se repetirá durante 2019.

Por conseguinte, as palavras utilizadas pela IDC descrevem uma estagnação e não propriamente um crescimento notório. Em suma, será apenas em 2019 que começaremos a ver os primeiros sinais de estabilização e recuperação do mercado.

A Xiaomi e a Huawei são (e serão) a excepção à regra segundo a IDC

Até lá, as quedas só não serão maiores porque fabricantes chinesas como a Xiaomi e a Huawei se estão a sair muito bem. Aliás, não fossem estas duas fabricantes Android sediadas na China e todo o panorama global seria muito pior.

Aliás, o crescimento do mercado global de smartphones entre 2019 a 2022 será muito ténue, nunca chegando aos dois dígitos. Todavia, será novamente o crescimento da Huawei e da Xiaomi a incutir vigor neste ramo.

O relatório da IDC aponta também que a Apple se manterá na liderança do mercado premium com as suas ofertas. Todavia, esta agência aponta um crescimento de 0.1% para a Apple durante os próximos 3 anos.

Entretanto, o mundo "Android" continuará a subir o preço médio de venda dos seus smartphones. O preço dos smartphones deverá aumentar cerca de 9.6% até ao ano de 2022. Nesse sentido, atualmente a média é de 258 dólares em 2018.

Em suma, até que os smartphones dobráveis e o padrão 5G se tornem na norma, o mercado permanecerá algo estagnado. Entretanto continuaremos a ter cada vez mais smartphones grandes, com grande ecrã a conquistar a preferência do público.

Editores 4gnews recomendam:

13 aplicações grátis para teres fotografias incríveis

OnePlus pensa em fabricar um smartphone mais pequeno

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.