O festival MEO Marés Vivas, que terminou no passado domingo em Vila Nova de Gaia, foi um sucesso de música e de público, com 120 mil pessoas a passarem pelo recinto. Mas foi também um enorme teste de stress para a infraestrutura tecnológica da MEO. A operadora acaba de revelar os números da sua rede durante os três dias do evento, e os resultados são impressionantes.
Foram gerados 7,7 TB de dados móveis em 3 dias de festival
A operadora anuncia recordes de consumo de dados, especialmente na rede 5G Os números mostram bem o apetite dos festivaleiros por estarem sempre ligados. Durante os três dias do festival, foram gerados 7,7 TB (Terabytes) de dados móveis, o que representa quase o dobro do valor registado na edição de 2024.
Para teres uma noção da escala, este volume de tráfego é equivalente ao consumo diário de dados móveis de uma cidade inteira como Braga A grande prova da evolução do mercado está no 5G. Do total de dados móveis, 4,33 TB foram processados na rede 5G. É um crescimento brutal de mais de 140% face ao ano anterior.
78 mil chamadas realizadas durante o MEO Marés Vivas
Isto mostra que o 5G é cada vez mais o presente na forma como partilhamos as nossas experiências. As chamadas de voz também não pararam, com cerca de 78 mil chamadas realizadas, num total de mais de 63 mil minutos de conversação. É o equivalente a estares 44 dias seguidos a falar ao telefone.
A rede Wi-Fi gratuita no recinto também esteve à altura, com picos de mais de 7000 dispositivos ligados e um consumo total de 6,63 TB de dados, um aumento de 66% face ao ano passado. Para garantir que tudo isto funcionava sem falhas, a MEO montou uma infraestrutura massiva com cerca de 6 km de fibra ótica, mais de 150 dispositivos de rede e uma estação móvel dedicada.
O MEO Marés Vivas também manteve a sua forte aposta na inclusão e acessibilidade. Em parceria com a Access Lab, a edição de 2025 voltou a disponibilizar coletes sensoriais para a comunidade surda sentir a música e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. A pensar na segurança das famílias, a Fundação MEO, em parceria com a PSP, distribuiu ainda 190 pulseiras "Estou Aqui! Crianças".
Se estiveres satisfeito com a tua operadora, mas estiveres à procura de melhorar a cobertura Wi-Fi, dá uma olhada nos 5 melhores routers Wi-Fi para substituir o da DIGI, MEO, NOS ou Vodafone em 2025.