MEO vai dizer "adeus" à Huawei: vem aí a Nokia com o rádio 5G

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, parece que a Nokia está em vias de obter um contrato que pode interessar a muitos utilizadores em Portugal. O contrato em questão visa oferecer equipamento de rádio 5G à MEO.

De acordo com a Reuters, o protocolo está mesmo prestes a ser assinado. Olhando para o historial da MEO, conseguimos observar que foi a Huawei quem forneceu a operadora de telecomunicações portuguesa em 2G, 3G e 4G.

É provável que o acordo fique oficializado em junho

MEO Phone

Posto isto, ainda não é oficial, mas a mesma fonte refere que já há princípios de acordo. Dito isto, significa que é expectável que o mês de junho nos traga confirmações oficiais deste acordo que é previsível que aconteça.

Sobre este novo acordo, o presidente de redes móveis da Nokia manifestou-se num comentário ao qual a Reuters teve acesso. No fundo, este confirmou que a Huawei está prestes a ser destronada nesta área.

"Nos últimos anos, a MEO tem sido fornecida apenas pela Huawei. Ou seja, a Huawei tem uma quota de mercado de 100% em 2G/3G/4G. Fomos agora selecionados para substituir a Huawei em alguns dos principais mercados em Portugal" - referiu Tommi Uitto.

Face a esta mudança, as três partes envolvidas foram questionadas sobre o tema. No entanto, tanto a Nokia, como a Huawei, como a MEO, ainda não emitiram qualquer parecer sobre este novo acordo.

Neste setor, a Huawei foi proibida nos Estados Unidos

Recorde-se que este tipo de negócio é um dos principais para a Huawei em termos de telecomunicações. A situação ainda fica pior quando olhamos para o passado recente e nos lembramos de alguns constrangimentos que têm sido impostos à marca.

Recentemente, a empresa chinesa foi proibida nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, dentro do setor. Na base desta decisão, estariam eventuais questões de segurança que ficariam comprometidas com a operação da marca.

De qualquer forma, a Comissão Europeia (CE) definiu que o veredito final cabia sempre aos estados-membros. Ao que tudo indica, Portugal não irá continuar com a Huawei e está prestes a optar por outra alternativa.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.