A MEO tornou-se a primeira operadora em Portugal a lançar um serviço de chamadas verificadas: chama-se Origem MEO. Como refere a MEO, a origem da chamada é validada automaticamente e visível no ecrã do telemóvel.
"Em média, recebemos cerca de seis chamadas por mês que aparentam ter origem na rede MEO, mas não são. Este tipo de fraude põe em risco a tua segurança e reduz a confiança ao atender chamadas" - explica a operadora.
Como funciona o serviço?
Se és cliente MEO, a boa notícia é que podes usufruir deste novo serviço de forma 100% gratuita. Neste serviço, é acrescentada uma indicação visual às chamadas feitas na rede MEO, reforçando a segurança ao facilitar a identificação da origem diretamente no ecrã.
Como podes ver em baixo, aparece um certo verde que indica que o número pertence à rede MEO. Mesmo que não tenhas atendido, não há problema. O serviço Origem MEO aparece na listagem de chamadas recebidas. Assim, vês se um número é verificado, de qualquer maneira.
Algumas coisas que precisas de saber
Sempre que surge um novo serviço, é natural que surjam questões. Uma delas poderia ser: "tenho de fazer alguma coisa para ativar?". A resposta é simples: não. A incorporação deste sistema é feita de forma automática para todos os clientes MEO.
Ainda assim, a MEO faz um esclarecimento. A indicação "depende do modelo e compatibilidade do equipamento. Está disponível em telefones fixos VOIP e em equipamentos móveis nas versões Android mais recentes. Está a ser trabalhado também junto da Apple com o objetivo de disponibilizar este serviço".
A MEO explica ainda que o serviço não pode ser desativado e que também funciona em roaming.
