Redes resilientes podem aguentar situações críticas
A Web Summit tem sido palco de muitas novidades e também tem contado com a presença de algumas das principais empresas portuguesas. A MEO não faltou à chamada e acabou por revelar a sua estratégia para evitar novos apagões na rede como aconteceu a 28 de abril.
A resposta foi dada pela própria CEO da operadora, Ana Figueiredo, que avançou que a MEO “está a trabalhar para construir resiliência nas redes, para que os serviços se mantenham ativos, mesmo em situações críticas” (via Eco).
Recorde-se que a 28 de abril, a Península Ibérica teve um apagão de eletricidade que afetou as comunicações móveis em Portugal, com todas as operadoras a deixarem de funcionar no país.
Recentemente, a operadora de rede elétrica espanhola REE deixou um alerta de que a infraestrutura de energia continua a registar oscilações perigosas que podem provocar um novo apagão.
Pelas palavras da CEO da operadora portuguesa, a MEO está a trabalhar em soluções que reforcem a sua rede de telecomunicações ao ponto de esta ser capaz de aguentar situações-limite como aquela que foi vivida a 28 de abril deste ano. No entanto, a responsável não levanta o véu sobre que tipo de soluções podem estar a ser trabalhadas atualmente.
Como é que as telecomunicações vão enfrentar as necessidades da IA
Ana Figueiredo participou no painel “What does the new era of innovation look like?” – em português, “Como é a nova era da inovação?” – que teve lugar no conhecido evento tecnológico empresarial.
A CEO da MEO aproveitou a sua intervenção neste painel para reforçar a ideia de redes resilientes. Tudo porque esta responsável acredita que só assim será possível acompanhar a nova revolução tecnológica já em curso.
Para Ana Figueiredo, as futuras redes têm de ser capazes de lidar com a inovação e, em simultâneo, assegurar que são prestados serviços fiáveis a todos os clientes.
A responsável máxima falou ainda sobre a importância estratégica da tecnologia de Inteligência Artificial na operadora portuguesa. Isto porque esta tecnologia vai ser uma ferramenta crucial para que a MEO continua a poder fornecer vantagens competitivas e a inovar os seus serviços.
Infelizmente, Ana Figueiredo não avançou a forma ou quais são as ferramentas IA que a MEO vai usar para tornar a sua rede móvel mais resiliente ou robusta, nem mesmo quais podem ser futuros serviços inovadores disponibilizados pela empresa para os seus clientes.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
