
A qualidade da internet móvel em Portugal tem novos líderes confirmados após uma análise exaustiva ao desempenho das operadoras durante todo o ano de 2025. O barómetro anual da nPerf revela que a MEO e a NOS partilham a primeira posição no ranking geral e deixam a Vodafone e a DIGI para trás numa batalha cada vez mais renhida pela melhor infraestrutura nacional.
MEO e NOS lideram rede móvel em Portugal, segundo a nPerf
Os dados recolhidos entre janeiro e dezembro de 2025 mostram um cenário de forte competição no topo. A NOS alcançou uma pontuação de 106 261 nPoints, destacando-se fundamentalmente na latência com um valor de 27,63 ms. Este é o indicador mais importante para quem joga online ou faz videochamadas, garantindo uma resposta mais imediata da rede. Além disso, a operadora liderou nos testes de navegação web e streaming de vídeo, com a experiência mais fluida nestes campos.
Do outro lado, a MEO obteve 103 717 nPoints na classificação geral, mas foi no desempenho que mostrou a sua força. A operadora da Altice registou as melhores velocidades de download e upload do mercado global. Embora a discussão sobre preços seja outra história, e já tenhamos visto que no campeonato do custo nenhuma destas ganhou o melhor tarifário sem fidelização, no que toca a à parte técnica, estas duas operadoras distanciaram-se das restantes.
5G mostra MEO isolada
A análise específica ao 5G mostra uma realidade diferente, onde a MEO se isola completamente. Segundo os dados técnicos apurados, a MEO atingiu uma velocidade média de download de 522,56 Mb/s na rede de quinta geração. Curiosamente numa altura em que até já tem menos estações 5G que a DIGI.
Este valor é significativamente superior aos 316,96 Mb/s registados pela NOS e aos 218,51 Mb/s da Vodafone. Também na velocidade de upload em 5G, a MEO lidera com 76,13 Mb/s, mais do dobro do que oferece a DIGI ou a Vodafone.
Vodafone em terceiro e DIGI a crescer
A Vodafone ocupa o terceiro lugar na classificação global com 92 761 nPoints. A operadora mantém-se consistente, especialmente no streaming e na navegação, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de pontuação dos líderes.
A DIGI, a mais recente operadora a entrar no mercado português, ficou na quarta posição com 79 641 nPoints. Contudo, a análise destaca uma progressão de 20,5% no seu desempenho. A operadora romena, que ainda está a aumentar a sua rede própria, conseguiu uma velocidade média de download em 5G de 126,17 Mb/s e uma latência de 28,57 ms, aproximando-se dos valores da concorrência mais antiga.
O estudo baseou-se em 45 449 testes realizados pelos próprios utilizadores através da aplicação nPerf, tanto em Android como em iOS. A pontuação final reflete a velocidade, mas também a qualidade global da conexão sentida pelo utilizador no dia a dia.
