Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

MEO, NOS e Vodafone: a DIGI já tem mais estações 5G que uma das destas operadoras

A ANACOM revelou os números do 5G em Portugal. A Vodafone lidera, mas a DIGI é a grande surpresa.

5g
Imagem: Unsplash / James Yarema

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgou o seu mais recente relatório sobre o estado da rede 5G em Portugal, referente ao primeiro trimestre de 2025. E os números mostram uma uma "guerra" renhida entre as operadoras e algumas surpresas. A Vodafone passou a ser a operadora com mais estações 5G, mas foi a MEO que registou o maior crescimento no último ano.

No final de março de 2025, já existiam 13 954 estações de base 5G instaladas em todo o país. Isto representa um crescimento de quase 40% face ao mesmo período do ano passado. A cobertura já chega a todos os 308 concelhos de Portugal, mas a distribuição não é igual para todos. As áreas com mais população continuam a ter uma maior densidade de antenas.

DIGI tem mais estações 5G que a MEO

Na luta entre as operadoras, os dados da ANACOM revelam um pódio muito disputado no que toca ao número de estações 5G instaladas:

  1. Vodafone: passou para a liderança com 4839 estações;
  2. NOS: segue muito de perto, com 4804 estações;
  3. DIGI: a nova operadora já se afirma no terceiro lugar, com 2385 estações;
  4. MEO: surpreendentemente, surge no quarto lugar, com 1922 estações.

MEO foi a operadora que mais cresceu percentualmente no último ano

No entanto, se olharmos para o crescimento no último ano, a história é diferente. A MEO foi a operadora que mais cresceu percentualmente, com um aumento de 30% no seu número de estações 5G (+444 estações). A Vodafone cresceu 26,8% (+1023 estações), e a NOS registou um crescimento mais modesto, de apenas 2,1% (+99 estações). A NOS é, no entanto, a operadora que tem uma maior percentagem de estações 5G no total da sua rede móvel (32,4%).

O relatório da ANACOM confirma também o fim da rede 3G para a maioria dos utilizadores. A MEO concluiu o seu desligamento em janeiro de 2024, e a NOS desligou a totalidade das suas estações 3G neste primeiro trimestre de 2025. A Vodafone está também num processo acentuado de desligamento desta tecnologia, e a DIGI já arrancou a sua oferta sem qualquer rede 3G.

O número de portugueses a usar o 5G continua a aumentar. Já são 4,3 milhões de utilizadores de Internet móvel em 5G no nosso país. É um aumento de quase 70% num ano, o que representa uma taxa de penetração de 40,8%. O tráfego de dados em 5G já vale 22,4% do total, com cada utilizador 5G a gastar, em média, 7,8 GB por mês.

O Prime Day já está a decorrer e termina a 11 de julho! Aproveita agora os melhores descontos na Amazon — por tempo limitado e com stock a esgotar rapidamente.Vê o nosso guia sempre atualizado com as melhores promoções do Prime Day e não percas nenhuma oportunidade!

E se precisas de um bom smartphone 5G no Amazon Prime Day

Xiaomi Redmi Note 14 Pro+ 5G, Smartphone de 12 + 512 GB, ecrã de 6,67" AMOLED FHD+ 120Hz
Xiaomi Redmi Note 14 Pro+ 5G, Smartphone de 12 + 512 GB, ecrã de 6,67" AMOLED FHD+ 120Hz
340,03 €Amazon ES
538,66 €-37%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. brunocoelho@4gnews.pt