A MEO acaba de somar mais uma distinção à sua lista de prémios pela qualidade da sua rede móvel em Portugal. Desta vez, a consultora alemã Umlaut reconheceu a operadora como tendo a melhor rede móvel na cidade de Coimbra. A operadora também já recebeu distinções semelhantes em Lisboa e no Funchal durante o ano de 2024.
O estudo da Umlaut, que foi realizado em fevereiro de 2025, avaliou o desempenho das três principais operadoras nacionais em vários cenários, como urbano, rodoviário e residencial. E a MEO destacou-se em praticamente todas as frentes na cidade dos estudantes. Isto numa altura em que já há mais telemóveis do que pessoas em Portugal
MEO recebe pontuação de 99,0% nas chamadas de voz e 97,6% em navegação web
Nas chamadas de voz, obteve a melhor pontuação (99,0%) pela sua fiabilidade e pelo rápido tempo de estabelecimento de chamada. Nos dados móveis, também liderou com uma pontuação de 97,6%, sendo a melhor na navegação web, no tempo de arranque dos vídeos e uma referência para eGaming e videochamadas em alta definição.
Na experiência geral do utilizador, que mede a cobertura e a estabilidade da ligação, a MEO voltou a ficar na frente com uma pontuação de 95,9%. O reconhecimento, segundo a operadora, é um reflexo do seu "compromisso contínuo" e do forte investimento que tem feito na modernização da sua infraestrutura.
MEO investiu 100 milhões de euros entre janeiro e março na sua infraestrutura
Só no primeiro trimestre de 2025, o investimento do MEO atingiu os 100 milhões de euros. É um valor que, segundo a empresa, está focado na atualização tecnológica, na segurança e na expansão da qualidade da sua rede, que já conta com uma cobertura populacional de 96,82% em 5G e 99,98% em 4G.
A importância de ter uma rede móvel de qualidade para a competitividade das cidades foi também sublinhada por José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra. O autarca destacou que uma "excelente cobertura de rede móvel é extremamente importante para as pessoas, para as comunidades e para a economia", facilitando o acesso a informações e serviços e contribuindo para a inclusão digital.