MEO Empresas aposta em infraestrutura inédita em nuvem para dados médicos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A saúde digital está a tornar-se uma realidade incontornável e Portugal não fica indiferente. A MEO Empresas, em colaboração com a Fundação Champalimaud e a BMD Software, lançou uma infraestrutura inovadora em nuvem para armazenar dados médicos.

Este avanço tecnológico visa sobretudo apoiar a investigação, mas também colocar o paciente no centro da transformação digital. A iniciativa tem como objetivo centralizar e digitalizar o setor da saúde, oferecendo plataformas e aplicações que apoiam tanto a saúde como o bem-estar do paciente.

O compromisso anunciado pela MEO Empresas na vanguarda da tecnologia médica é evidente: após uma cirurgia pioneira de cancro da mama, realizada com a ajuda da tecnologia 5G, a empresa reforça agora a sua missão ao lado da Fundação Champalimaud.

Dados médicos na nuvem: o futuro da medicina

A nova infraestrutura propõe um sistema padronizado de interoperabilidade, que possibilita o armazenamento seguro e anónimo de dados clínicos na nuvem. Estes dados, atualmente voltados para a investigação, serão no futuro acessíveis não só aos médicos mas também aos próprios pacientes, estando disponíveis para consulta online em qualquer parte do mundo.

Esta ferramenta, otimizada para a Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, representa um salto qualitativo para a medicina. Ao promover a partilha de informação entre investigadores, abre-se um vasto leque de oportunidades no campo da inteligência artificial aplicada à saúde. Esta partilha acelera estudos clínicos e permite que novas tecnologias sejam rapidamente integradas no tratamento dos pacientes.

Tecnologia e medicina podem revolucionar tratamento de doenças crónicas

Este projeto vai além da mera inovação tecnológica. Ele sinaliza uma mudança na forma como a medicina é praticada, dirigindo-se para um modelo mais personalizado. Através da Medicina de Precisão, procura-se um tratamento mais direcionado para cada paciente, considerando as suas particularidades e necessidades.

O cruzamento da tecnologia com a medicina promete revolucionar o tratamento de doenças crónicas, como a diabetes e o cancro. A utilização de tecnologias como o 5G, Realidade Virtual e Aumentada, Cloud, Big Data e Inteligência Artificial, aponta para a criação de um "Bloco Operatório do Futuro", onde os limites entre tecnologia e tratamento médico tornam-se cada vez mais ténues.

Desde o seu início, o desafio da MEO Empresas tem sido claro: capacitar as empresas para alcançarem o seu máximo potencial. Esta missão não se limita apenas ao setor empresarial, mas estende-se a áreas tão vitais como a saúde. Ao investir em soluções que geram valor, com um impacto positivo no mundo, a MEO Empresas destaca-se como uma força motriz na revolução digital da saúde em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.