MEO é líder em acessos móveis mas não tem maior tráfego de internet

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Os dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) ajudam-nos a perceber o contexto das operadoras em Portugal. Posto isto, há novidades em relação aos acessos móveis e tráfego de Internet.

O top 3 de prestação de serviços é composto por MEO, NOS e Vodafone, respetivamente

De acordo com a fonte em questão, sabemos que a MEO continua a ser a grande líder de prestação de serviços, com 37,7% dos acessos móveis. De seguida, vem a grande rival NOS, com uma quota de 30,1%.

A fechar este top 3, segue-se a Vodafone com 28,2%. Importa ainda destacar a NOWO e a Lycamobile que apresentam quotas de 2,0%. Como escreve a ANACOM, “face ao período homólogo, as quotas de acessos móveis da NOS e Lycamobile aumentaram em 0,8 p.p. e 0,5 p.p”

No sentido contrário, encontram-se a MEO e a Vodafone que desceram, respetivamente, 0,9 p.p e 0,5 p.p. Já a NOWO, por sua vez, não desceu nem subiu.

Operadoras

No tráfego de Internet em banda larga móvel, a MEO está em terceiro lugar

Posto isto, seria de prever que os índices de tráfego de Internet em banda larga móvel mantivessem o padrão visto em cima. No entanto, não é isso que nos mostram os números, que evidenciam uma troca no top 3.

Nesta categoria, é a NOS que lidera com uma quota de 35,9%. A “morder os calcanhares” à NOS, encontra-se a Vodafone com 34,8%. Bem abaixo destas duas, está a MEO com 28,4%.

Mais uma vez, a NOWO e a Lycamobile fecham a lista com quotas de 0,6% e 0,4%, respetivamente. Importa destacar que, apesar do terceiro lugar da MEO, esta foi a única a crescer face ao mesmo período em 2023.

A MEO aumentou 0,6 p.p, já a NOS e a Vodafone diminuíram 0,4 p.p e 0,2 p.p, respetivamente.

Por fi, resta ainda falar das quotas de subscritores de acesso à Internet em banda móvel. Aqui, a sequência foi composta por MEO (35,3%), NOS (32,3%), Vodafone (28,0%), Lycamobile (2,3%) e NOWO (2,2%).

Comparando novamente com 2023, isto quer dizer que apenas a quota da Lycamobile subiu em 1,4 p.p. Já os três “tubarões” (MEO, NOS e Vodafone) desceram 0,4 p.p, enquanto a NOWO baixou 0,1 p.p.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.