MEO e GSMA juntam-se para impulsionar inovação 5G em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A operadora MEO e a GSMA, entidade que representa os interesses dos operadores móveis a nível mundial, anunciaram uma parceria estratégica que promete mudar o panorama de telecomunicações em Portugal. Através da assinatura de um Memorando de Entendimento, ambas as entidades comprometem-se a acelerar o desenvolvimento e a implementação de serviços e aplicações 5G inovadoras.

O acordo foi firmado por alturas do Mobile World Congress 2024. Pretende potenciar as capacidades únicas da rede 5G do MEO, abrindo caminho para um ecossistema digital mais rico, seguro e interativo para os utilizadores.

MEO vai disponibilizar APIs no mercado nacional

Através da iniciativa GSMA Open Gateway, o MEO irá disponibilizar Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) no mercado nacional. O objetivo é democratizar o acesso a uma tecnologia de ponta e fomentar um ambiente propício à inovação.

Esta colaboração entre o MEO e a GSMA insere-se numa iniciativa global que já conta com a adesão de mais de 42 grupos de operadores móveis. O que acaba por representar 237 redes e cerca de 65% das ligações globais.

O objetivo é acelerar a adoção e a integração de serviços digitais 5G. Isso vai realizar-se com o desenvolvimento de aplicações e serviços que respondam às necessidades emergentes dos consumidores e das empresas.

Carlos Bouça, Diretor de Engenharia e Redes da Altice Portugal, sublinha o papel pioneiro do MEO nesta jornada tecnológica. O executivo destaca a importância de tornar as capacidades da rede móvel 5G acessíveis a programadores e empresas através de APIs standard.

Por sua vez, Henry Calvert, Diretor de Redes da GSMA, reforça a importância desta parceria para a evolução dos serviços 5G a nível global. A unificação de esforços e a criação de uma estrutura comum aberta a todos os operadores móveis facilitará a criação de soluções móveis inovadoras. O que potencia áreas como a robótica, a realidade aumentada e os jogos online imersivos em redes 5G.

Através do novo ecossistema de APIs, o MEO vai poder apostar no desenvolvimento de serviços digitais inéditos que aproveitam todo o potencial da rede 5G. Recorde-se que a MEO tem uma cobertura de rede 5G que alcança 95,6% da população.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.