A Altice, dona da MEO, foi condenada a pagar 30.600€ por colocar 4 funcionários numa sala sem fazer nada durante meses. Tudo isto porque a empresa passou por uma fase de reestruturação em 2015 e decidiu fazer uma "limpeza" em casa ao despedir uma boa quantidade de funcionários.
Contudo, 4 destes colaboradores não gostaram da rescisão que lhes foi oferecida e decidiram não aceitar. De forma a garantir que estes funcionários não continuavam a fazer parte da empresa, decidiram colocar os trabalhadores numa "Unidade de Suporte". A sua tarefas eram simples... não fazer nada!
Já não é a primeira vez que tal acontece com a empresa. Há uns anos foi referido que a empresa realocava funcionários fora da sua zona geográfica (mas dentro do legal) de forma a incentivar a sua saída pelo transtorno da viagem de casa para o trabalho.
MEO decidiu deixar 4 funcionários numa sala sem fazer nada do que lhes dar trabalho
Desta vez a história foi diferente. A MEO foi condenada em tribunal a pagar mais ce 30 mil euros por esta decisão. A empresa conseguiu evitar desembolsar mais de 45 mil Euros inicialmente, porém, o Tribunal da Relação do Porto tomou uma decisão definitiva face à situação.
De acordo com o acórdão que a Lusa teve acesso, pode-se ler:
"Conclui-se, pois, que no rigor das coisas, os factos revelam uma situação de deliberada marginalização destes trabalhadores, colocados como excedentários numa sala, em total inatividade e sem qualquer perspetiva real de serem recolocados em novo posto de trabalho".
Uma situação escusada e pouco vantajosa para ambas as partes. Primeiramente porque a MEO continuou a pagar o salário dos 4 funcionários que estavam a fazer nada. Por outro lado, os funcionários viram a sua imagem, reputação e dignidade calcada. Esperemos sinceramente que situações destas no futuro nos tragam castigos mais severos do que apenas 30 mil euros para uma empresa que fatura milhões.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Chrome: ‘Dark Mode’ chega oficialmente ao macOS
- Homem preso por vender 1 milhão de contas roubadas do Spotify e Netflix
- Estará a Google Assistant para chegar a Portugal? Tudo indica que sim!
Via