Mensagens Google recebe novidade inesperada graças ao Google Fotos

Rui Bacelar
Comentar

A aplicação Mensagens, desenvolvida pela Google, é uma das melhores soluções para mediar as SMS's, sobretudo em dispositivos móveis Android graças ao esforço contínuo da tecnológica norte-americana em reforçar o seu leque de funcionalidades.

Com efeito, veremos muito em breve a possibilidade real de enviar vídeos através da uma SMS graças à integração com o serviço Google Fotos. Assim, tirando igualmente proveito do formato RCS, poderemos enviar vídeos facilmente e sem perder qualidade.

Enviar fotos e vídeos em alta resolução via Mensagens Google

Mensagens Google
Novas opções presentes no menu das Definições da app Mensagens da Google.

As novidades foram primeiramente noticiadas pela publicação 9to5Google, dando conta da chegada de novas funções com a versão de testes (beta) Google Messages 10.4. Entretanto, estas mesmas novidades já se encontram disponíveis em Portugal.

Com efeito, os primeiros indícios do novo rol de novidades foram previamente noticiados pela 4gnews. Entretanto, contudo, o leque de novas opções revelar-se-ia manifestamente maior. Note-se que não só é possível enviar fotografias em alta qualidade via SMS com a integração do Google Fotos, como também é possível enviar vídeos e compilações (memórias) facilmente.

Desde então, esta mesma funcionalidade já se encontra disponível para os utilizadores beta em Portugal. Relembramos, a propósito, que qualquer interessado pode aderir ao programa de testes a partir da Google Play Store.

Integração profunda do serviço Google fotos na app Mensagens da Google

Mensagens Google
Exemplo do envio de vídeos graças à integração do Google Fotos na app Mensagens.

O remetente seleciona o conteúdo - fotografia, vídeo, ou coleções / memórias e envia-o por SMS. Em seguida, na app Mensagens, o destinatário recebe uma ligação (link), onde poderá carregar a qualquer momento. Assim, abrirá uma janela onde poderá ver o conteúdo em alta-qualidade a partir da janela de conversa na própria app Mensagens.

Por outro lado, os utilizadores iOS receberão a mesma ligação que, nesse caso, será aberta no navegador (browser). O funcionamento será similar, bem como a apresentação dos conteúdos em alta qualidade.

Tivemos já oportunidade de testar esta implementação, ainda na fase beta, mas plenamente funcional. Assim sendo, resta agora aguardar pela sua distribuição no canal estável e global desta app de mensagens grátis da Google.

Trata-se, por fim, de uma implementação muito simples e fácil de usar. Aliás, não sendo novo o conceito de cloud-sharing ou partilha de ficheiros online, é, não obstante, um reforço das competências para esta boa app de mensagens.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.