Mensagens Google ficará ainda melhor nos tablets Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O mercado dos tablets, no mundo Android, está longe do sucesso que outrora se imaginou. No entanto, parece que a Google ainda não desistiu totalmente desta plataforma e prepara uma novidade importante para a sua aplicação Mensagens.

A descoberta foi feita pelo staff da XDA Developers e dá conta de uma nova interface para a app Mensagens da Google, Concretamente, a empresa prepara a introdução de um ecrã dividido para os tablets.

Mensagens Google em ecrã dividido será bem recebido nos tablets

A novidade foi descoberta na versão 8.0.054 da aplicação Mensagens Google, contendo indicações da presença do ecrã dividido. O utilizador terá o poder de habilitar ou desabilitar esta nova disposição de informação sempre que assim o entender.

Com esta novidade, quem usa a Mensagens Google poderá tirar melhor proveito dos ecrãs naturalmente maiores dos tablets Android. À esquerda terão a lista de todas as conversações, ao passo que à direita poderão ver o teor dessas conversas.

Desta forma, será mais fácil gerir várias conversas em simultâneo ou simplesmente fazer um melhor uso do ecrã maior. Afinal de contas, esse foi sempre uma das principais críticas apontadas ao Android para tablets.

O sistema operativo da Google sempre teve dificuldades em aproveitar decentemente os painéis maiores neste tipo de produtos. A alteração que a Google implementará na sua aplicação de Mensagens é um passo dado na direção correta para inverter essa tendência.

Visto que a mais recente versão da Mensagens Google já faz referência a esta novidade, espera-se que a mesma chegue brevemente aos utilizadores. Fica, no entanto, por perceber se será uma funcionalidade para todos ou um exclusivo para alguns produtos.

Smartphone e tablet funcionarão em maior simbiose

Para os que se interrogam da real necessidade desta novidade, eis a explicação para tal. Na mesma app encontram-se referências a uma maior simbiose entre o smartphone e o tablet.

Ou seja, passará a ser possível enviar mensagens de um smartphone emparelhado. Significa que não necessitarás de pousar o tablet para responder a uma mensagem que recebas no smartphone.

Esta é uma funcionalidade que encontra comparativo nos smartphones e tablets da Samsung. Aqui, os utilizadores Galaxy já podem usufruir de um maior sentido de ecossistema que a Google poderá estar a testar para todos os produtos que usem o Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro virão com um design bastante arrojado
  • Google prepara nova forma de despertar a sua Assistente no smartphone
  • Samsung prepara novo ecrã com uma resolução impressionante
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.