Já não é a primeira vez (e infelizmente não será a última) que falamos sobre as mensagens fraudulentas em nome dos bancos que muitos portugueses estão a receber nos seus smartphones.
O nome do Montepio foi o mais utilizado e, segundo o Jornal de Notícias, o que mais sofreu com as consequências. Ou seja, os seus clientes foram aqueles que mais foram atacados e roubados.
Mensagens fraudulentas em nome dos bancos gere 55 arguidos
São 55 pessoas que foram constituídas arguidas no Ministério Público de Braga. De acordo com as informações, o primeiro ataque aconteceu em agosto de 2013. Ou seja, este esquema já tinha 7 anos de desenvolvimento. A quantia que os burlões mais conseguiram roubar de um só cliente foi 10 mil euros.
O Montepio respondeu ao Jornal de Notícias face à situação dizendo que "A segurança dos clientes em qualquer um dos canais – homebanking, app ou mesmo no balcão – e a proteção dos depósitos, dados e transações sempre foi uma preocupação".
Como funcionava o golpe dos burlões
Já chegamos a escrever esta situação anteriormente e pedimos aos leitores da 4gnews para prestar cuidado e o dobro da atenção às mensagens recebidas que indicavam ser de bancos portugueses.
Muitos portugueses (independentemente do banco) recebiam mensagens idênticas à que podes ver acima. Assim que os utilizadores clicavam no link eram encaminhados para uma página idêntica à do Montepio.
Aqui os utilizadores, preocupados com a informação da SMS, introduziam os seus dados de acesso às contas bancárias e bastava isso. A informação já estava nas mãos erradas.
O que fazer se introduziste os dados
Caso tenhas introduzido os dados numa mensagem idêntica à que vês acima telefone de imediato ao teu banco e cancela todas as possibilidades de acesso móvel. Explica a situação ao apoio ao cliente e eles saberão exatamente o que fazer.
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