Mensagens da Google ganham esta boa novidade! Já a descobriram?

Rui Bacelar
Comentar

A Mensagens da Google é uma das melhores apps de mensagens para comunicarmos através de SMS nos nossos smartphones Android, estando constantemente em evolução. Este vetor de desenvolvimento torna-a na escolha ideal e agora está ainda melhor!

Serve, sobretudo, para melhorar a forma como comunicamos numa época em que abundam soluções de comunicações instantâneas nas redes sociais. Seja o Messenger do Facebook, Instagram ou WhatsApp, a diversidade é crescente e assim continuará.

Mensagens da Google têm uma boa novidade já disponível!

Por outro lado, a comunicação através de mensagens de texto (SMS) pode parecer um meio ultrapassado, ou pelo menos digno do adjetivo "tradicional", sendo-o efetivamente. Não obstante, com a app Mensagens da Google temos agora novidades bem atuais.

São pequenas melhorias e adições introduzidas para comunicarmos de forma mais divertida. Sucintamente, temos novos emoji, uma vasta seleção de GIF's à nossa disposição, bem como os stickers ou autocolantes, tudo agora unificado num só local.

A descoberta foi feita pela publicação , apontando uma nova "gaveta" para todos estes elementos. Sintetizando, os emoji, GIF's e stickers passam a estar localizados na mesma janela. Até então, os conteúdos multimédia estavam mais dispersos.

Conteúdos multimédia mais organizados nesta app da Google

A antiga e a nova organização dos conteúdos multimédia na app Mensagens da Google.

As imagens ilustram estas alterações com o intuito de organizar melhor todos os elementos. Deste modo, ao pressionar o botão emoji junto ao ícone do microfone é nos apresentada uma (nova) secção com os emojis, GIF's e autocolantes. Entretanto, temos também uma barra de pesquisa caso queira procurar por um tipo específico de conteúdo multimédia.

Sobretudo para quem usar frequentemente este tipo de complementos multimédia para as suas mensagens, esta barra de pesquisa é deveras importante. Caso contrário, pode ser uma chatice encontrar o que procuramos entre tanto conteúdo disponível.

Mais ainda, as mensagens da Google apresentam um novo look no menu das opções avançadas. Isto é, ao pressionar o botão + passamos a encontrar tudo mais organizado. Este menu está mais compacto, deixando de apresentar as opções de stickers e GIFs.

Alterações estéticas e organizacionais na Mensagens da Google

Alterações no menu "+" aqui ao pormenor.

Atente-se, por exemplo, nos atalhos para partilhar a localização do utilizador. Ou mesmo as opções para partilhar ficheiros, anexos, ou indicar a morada de negócios locais, entre outras opções. Está tudo mais organizado neste menu repleto de possibilidades.

Aliás, veja-se até a opção (botão) para partilhar informações sobre filmes, meteorologia e restaurantes. Está logo acima da opção de partilha de contacto e pode tornar a troca de SMS's mais cativante. Além disso, o aspeto do menu torna-se mais simples e moderno.

As demais funções da Mensagens da Google permanecem inalteradas. É, assim, uma mudança estrutural e organizacional que facilita a utilização da aplicação e das suas funções avançadas. Algo que, acaba por fazer sentido e unificar a plataforma.

Isto é, determinado conteúdo como os emojis, stickers e GIF's partilham um mesmo propósito. Portanto, não há necessidade de os separar em diferentes menus e torna-se mais gratificante ter estes conteúdos agrupados.

Os utilizadores pedem agora e encriptação de ponta a ponta

Por outro lado, as opções avançadas de partilha estão agora mais eruditas. A aplicação fica mais interessante ao dar-nos um menu avançado com opções dedicadas a diferentes tipos de conteúdo.

Este novo aspeto do menu também foi avançado pelo portal que chegou a estudar o seu código-fonte. Agora, as novidades começam a chegar aos utilizadores do serviço, sempre de forma gradual e faseada.

No entanto, os utilizadores continuam a pedir a introdução da criptografia de ponta a ponta. Algo que tornaria as comunicações efetuadas através da aplicação Mensagens da Google tão seguras como no WhatsApp, por exemplo.

Efetivamente, esta é uma das melhorias que tem vindo a ser sugerida para o serviço há vários meses, sendo provável que a Google o venha a implementar em ocasião futura. Entretanto, poderemos usufruir de uma app mais organizada e intuitiva.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus Watch: já sabemos quando chega a exclusiva Cyberpunk 2077 Edition
  • Xiaomi revela imagens oficiais do Redmi Note 10 Ultra
  • Huawei MateBook 16: o novo portátil com AMD Ryzen e preço aliciante!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com