Mensagens Android revelam-nos os planos da Google face à Apple

Rui Bacelar
Mensagens Android Google
Já viste tudo o que está a chegar a esta aplicação? As novidades são ótimas! ©mashable

Desde há cerca de um ano (e meio) que a estratégia (não declarada) da Google para o seus serviços de mensagens tem consistido em três serviços. Temos o Mensagens Android. Temos o Google Allo para o público geral e também o Hangouts para o público mais profissional. Agora, temos uma ideia bem clara dos planos da tecnológica para fazer frente à Apple.

Poderíamos até referir a aplicação de SMS's da Google e de três passaríamos para quatro frentes de comunicação. Infelizmente nenhuma destas soluções isoladas pode ambicionar fazer frente a um WhatsApp, iMessage da Apple ou Facebook Messenger. O motivo é simples. O consumidor prefere, SEMPRE, uma aplicação indivisa e que agregue o máximo de funcionalidades possíveis.

Vê ainda: Facebook – Não é um botão Dislike, é algo parecido…

Agora, segundo nos conta a imprensa internacional, aqui liderada pelo Android Policeque investigou o código fonte da aplicação Mensagens Android. Investigado as entranhas da mais recente versão da aplicação Mensagens Android (a app da Google para os SMS's), encontraria funcionalidades bem...cativantes!

A primeira novidade é simples, direta ao assunto e esperemos que seja fácil de implementar. Poderás, num futuro próximo, enviar mensagens de texto (SMS's) a partir do teu computador (Windows ou Mac). Da mesma forma que atualmente já podes utilizar o Google Allo e o WhatsApp em ambas as plataformas.

As novidades da Google para o Mensagens Android

Para utilizar o Mensagens Android através da Web mediante o computador, terás que fazer o scan de um código QR. Desta forma estabelecerás conexão ao teu smartphone, podendo utilizar o computador para enviar mensagens. Uma pequena mais valia que pode ser bem útil para alguns utilizadores. Segundo nos conta o Android Police teremos uma multiplicidade de navegadores / browsers que serão capazes de suportar esta função. Aliás, segundo eles, podes até ativar esta "ponte" do Mensagens Android em vários computadores.

Serviço mais abrangente, tal como o da Apple

Mensagens Android Google Apple
Novidades que em breve chegarão aos utilizadores. Assim esperamos!

Serão ótimas novidades. Poderão finalmente colmatar a lacuna que os utilizadores Android enfrentam. Lacuna que os obriga a utilizar aplicações de terceiros para preencher este vazio e falta de continuidade entre o computador e o dispositivo móvel. Algo que a Apple já há muito fornece com seu iMessages.

A única parte "menos interessante" é o facto de isto se aplicar às SMS's em si e hoje em dia as mensagens de textos já não serem propriamente uma novidade. Caramba, nem as MMS's são algo novo e que nos suscite grande interesse ou curiosidade. Hoje em dia queremos vídeo, GIF's e muito mais para "animar" as nossas mensagens. A Google sabe disso, a Apple também.

iMessages da Apple é uma solução abrangente, o Mensagens Android da Google ainda não.

É aqui que entrará o RCS ou (Rich Communication Services). O Mensagens Android da Google tem sido a sua aplicação RCS favorita. Contudo, este padrão RCS acabou por ficar perdido na amálgama de formatos e serviços. Algo que resultou no seu descartamento por parte de várias empresas ou quando é implementado é feito segundo os desejos e caprichos de cada uma.

Aqui o padrão RCS acrescenta algumas funcionalidades e alguma graça às SMS's. Incorpora imagens com uma resolução e qualidade considerável. Dá-nos os avisos de mensagens recebidas e lidas. As sugestões de texto e de erros ortográficos, entre outras mais valias.

Infelizmente a sua adopção tem dependido da vontade das operadoras em implementar o padrão RCS, tornando-o compatível com os seus serviço. Por isso mesmo compreendemos que não tenha chegado a bom porto.

iMessages da Apple é um exemplo a seguir pela Google

Mensagens Android Google bateria qualidade homem trinca Apple iPhone smartphone 2017 Motorola HTC Android Bateria
É, para milhões de pessoas, o único sinónimo de smartphone. ©reuters

É exatamente aqui que a investigação da Android Police se torna particularmente interessante. Segundo as suas conclusões, foi encontrado, no código, um pop-up que afirma "New! Text over Wi-Fi and data". Mas há mais...“Chat features are powered by Google. By continuing, you accept the %1$s".

Ora, tal como muitas aplicações de mensagens populares, deste o iMessage da Apple ou melhor ainda o serviço WhatsApp. O RCS precisa de ser suportado por uma infraestrutura de cloud ou nuvem. Algo que nos apresenta um total de 4 possibilidades para o código que a Android Police encontrou.

Possíveis cenários para o Mensagens Android da Google

  1. No pior dos casos não terá nada de novo na Mensagens Android. O código pode referir-se a outra parâmetro qualquer.
  2. Pode ser uma função exclusiva do serviço, da própria operadora da Google, o Project Fi e este código ser apenas um lembrete das novidades RCS que chegariam aos utilizadores do Project Fi.
  3. A Google está finalmente a olhar para estratégia da Apple com o iMessages e vai mesmo reforçar o Mensagens Android. Para tal reforçará o RCS e tomará conta do seu suporte, não o deixando nas mãos das operadoras.
  4. A Google encontrou finalmente o Santo Gral das comunicações ao criar uma nova aplicação que transcenda a Mensagens Android. Uma plataforma unida que terá todos os serviços da Google. Será finalmente uma resposta da Google perante a iMessages da Apple.

Para já é impossível saber qual é qual ou se alguns destes cenários se verificará. De qualquer forma estaremos atentos às novidades.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 com bateria de 4,480 mAh, 8GB de RAM e Android Oreo?

Google Chrome classificará todas as páginas HTTP como não seguras

Samsung Galaxy S9, as 4 cores numa só imagem

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).