Com a chegada da DIGI o mercado das telecomunicações tem tido várias ofertas de preços mais baixos e esta é uma boa altura para te movimentares. Se, no teu caso, não tiveres cobertura das operadoras low-cost, muitas vezes a solução passa por renegociar com a tua atual operadora, caso estejas satisfeito com o serviço.
Neste guia, partilhamos contigo algumas dicas que os clientes que conseguem melhores contratos fazem para baixar os preços dos tarifários. Lembra-te de seres firme e educado no momento da negociação, vai-te trazer sempre uma melhor comunicação.
1. Inicia pedido de desativação
Para a maioria esta é considerada a dica principal: submeter um pedido de desativação parcial ou total dos serviços (caso já não estejas fidelizado) através da área de cliente online da operadora. Este passo geralmente desencadeia um contacto da equipa de retenção, que pode oferecer condições mais vantajosas para manter o cliente.
Nesta fase a operadora vai oferecer as melhores ofertas para te manter fidelizado. Mas atenção, nem sempre pode compensar, até porque há casos em que os novos clientes têm melhores ofertas que os clientes com longa duração. Para estares mais bem informado, recomendamos a ler as melhores renegociações de contrato com a MEO, NOS e Vodafone.
2. Demonstra conhecimento das ofertas da concorrência
Durante as negociações, é útil mencionar ofertas mais competitivas de outras operadoras. Este conhecimento pode pressionar a operadora atual a igualar ou superar essas propostas para reter o cliente.
As operadoras estão bem cientes das propostas da concorrência, daí vem bem preparado e traz apenas propostas reais para te levarem a sério e teres mais sucesso na negociação.
3. Expressa insatisfação com o serviço atual
Comunicar descontentamento com o serviço atual pode incentivar a operadora a melhorar as condições oferecidas, na tentativa de satisfazer o cliente e evitar a sua saída. Se for o caso podes referir que estás fidelizado há vários anos, que será bom para ter a atenção de quem está a falar contigo.
Os aumentos que tens tido com a inflação, pode ser um bom argumento como dizeres que começaste a pagar X e atualmente pagas Y.
4. Prepara-te para recusar a primeira oferta
É nesta fase que se demonstram os melhores negociadores. As primeiras propostas da operadora podem não ser as mais vantajosas. Estar disposto a recusar e prosseguir com o processo de desativação pode levar a ofertas melhores em contatos subsequentes.
Por mais vantajosa que pareça a primeira proposta, lembra-te que podes ser mais ambicioso e teres melhores condições. O ideal é já teres uma noção das melhores negociações para saberes até onde podes ir. Em muitos casos, até depois de teres já tudo acertado para desligares os serviços surge uma última proposta que será a melhor de todas.
5. Considera o timing da renegociação
Se ainda estás fidelizado, alguns utilizadores relatam sucesso em renegociar contratos mesmo antes do término da fidelização, especialmente quando confrontados com aumentos de preços. No entanto, a flexibilidade da operadora pode variar nestes casos.
Se tiveres atento vês que cerca de meio ano antes do teu contrato terminar, já estás a receber contatos para renegociar com eles novamente. Estas são as piores ofertas, quanto mais perto tiveres do final do contrato melhor, idealmente as melhores negociações são quando não estás mais fidelizado.
6. Evita horários de maior fluxo quando ligares
Infelizmente é frequente ficares muito tempo à espera para te atenderem. Nesse caso, quando ligares para renegociar, tenta escolher horários menos movimentados, como de manhã cedo ou à tarde depois de almoço. Nestes momentos, os operadores têm mais tempo para analisar o teu caso e podem oferecer melhores condições.
7. Negoceia outros benefícios além do preço
Pode haver alturas menos favoráveis para baixar a mensalidade, pois podem existir instruções rígidas para as negociações. Por isso, além de um preço mais baixo, podes pedir vantagens adicionais, como mais dados móveis, upgrade da velocidade da internet, inclusão de plataformas streaming ou até mesmo a substituição de equipamentos antigos (como o router) por modelos mais recentes, sem custo adicional. Se vires pouca flexibilidade, e se te agradar esta possibilidade, é algo que podes ter em conta.