A série "A Knight Of The Seven Kingdoms", da HBO Max, tem dado muito que falar. As avaliações no IMDb têm sido incríveis e há um episódio em particular que está muito perto da perfeição: o quinto.
O episódio em questão é o mais recente até à data e chama-se "In The Name Of The Mother". À data de escrita do artigo, tem um rating de 9,8 estrelas em 10 possíveis. É muito raro vermos avaliações tão boas no IMDb, pelo que merece sem dúvida destaque.
(Nota: o sexto episódio sai já no dia 22 de fevereiro)
O contexto deste novo fenómeno
Para contextualizar este fenómeno, uma nota de 9,8 no IMDb coloca este episódio num patamar partilhado apenas pelas maiores obras-primas da televisão. Pelo menos, naquela que é a apreciação do público.
Para termos termo de comparação, episódios lendários como "Battle of the Bastards" ou "The Winds of Winter" de Game of Thrones orbitam nestes valores. No entanto, é raro manter notas tão altas após milhares de votos.
O sucesso de "In The Name Of The Mother" reside na fidelidade à obra de George R.R. Martin. Ao contrário da série original, que se tornou épica pelas batalhas colossais, "A Knight of the Seven Kingdoms" foca-se na escala humana.
O quinto episódio é o culminar da jornada de Duncan e Egg. Eis a sinopse da série: "um século antes de Game of Thrones, Sor Duncan, o Alto, e seu escudeiro, Egg, vagueavam por Westeros enquanto a dinastia Targaryen governava o Trono de Ferro e os dragões ainda eram lembrados. Grandes destinos e inimigos aguardam esses amigos incomparáveis".
Não "rebentou" a escala, mas quase
Muitos episódios estreiam com 10/10, mas descem rapidamente à medida que o volume de críticas aumenta. Manter-se nos 9,8 é um indicador de consenso quase absoluto entre críticos e público. O episódio já tem cerca de 80.000 reviews.
Superar a nota de quase todos os episódios de House of the Dragon prova que o público prefere, por vezes, uma história humana bem contada sobre honra do que apenas dragões e efeitos especiais.
É certo que a HBO Max não é tão popular em Portugal como a Netflix, por exemplo. No entanto, este sucesso recente de "A Knight Of The Seven Kingdoms" pode ser o gatilho para muitos subscreverem.
