MediaTek vai revolucionar o mundo dos smartphones gaming com novo processador

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A MediaTek caminha à muito tempo na sombra da Qualcomm no que respeita ao mundo dos smartphones. Agora, a fabricante de Taiwan vai tentar conquistar uma posição de destaque no mundo dos smartphones gaming. Para isso, vai apresentar no dia 30 de julho uma nova linha de processadores.

O alegado processador MediaTek Helio G90 será o primeiro a ser concebido a pensar exclusivamente nos smartphones gaming. No entanto, ainda não existem detalhes sobre as suas características únicas.

A MediaTek quer 'remendar' uma lacuna no segmento dos smartphones gaming

Quando surgiu o primeiro smartphone gaming, muitos pensaram que seria uma tendência de curta duração, mas acabou por se verificar exatamente o contrário. Ao longo dos últimos anos, temos visto cada vez mais fabricantes lançarem os seus próprios smartphones destinados aos vídeo-jogos, sendo que alguns deles se tornaram extremamente populares.

No entanto, rapidamente se percebeu que para estes smartphones se tornarem populares, não chegava apresentar especificações topo de gama e um design arrojado. Devido à inexistência de um processador dedicado a este segmento, os smartphones gaming acabam por apresentar exatamente o mesmo processador de um 'vulgar' topo de gama.

De forma a conseguirem oferecer uma melhor performance durante sessões de jogos, as fabricantes precisaram de implementar novo hardware (como arrefecimento líquido), software dedicado ao gaming (GPU Turbo no caso da Huawei) e também uma vasta linha de acessórios.

Com a chegada dum processador concebido exclusivamente para uma alta-performance em jogos, a MediaTek pretende conquistar um espaço único neste segmento.

Qualcomm poderá acabar por seguir as pisadas da MediaTek

Não existe ainda nenhuma indicação de que possa realmente acontecer, mas com este lançamento da MediaTek, não seria de estranhar ver a Qualcomm lançar um processador rival.

Até agora, falava-se que a Qualcomm estava a desenvolver uma nova tecnologia "Adreno Turbo", para competir com as ofertas da Huawei, Xiaomi e Oppo. No entanto, a abordagem mais séria da MediaTek poderá fazer com que a empresa norte-americana altere os seus planos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Black Shark 2 Pro 'rebenta' com os recordes de performance no AnTuTu
  • Asus ROG Phone 2 já tem mais de 1 milhão de pré-vendas na China
  • Xiaomi Black Shark 5G já está em fase de testes e chegará em 2020
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.