A MediaTek andou sempre na sombra da Qualcomm, apresentando resultados de performance fantásticos no segmento gama-média, mas sem nunca conseguir ganhar uma posição de destaque máximo como fabricante de processadores. No entanto, esse feito foi alcançado no 3º trimestre de 2020, tornando-se na maior fabricante de processadores para smartphones do mundo.
Os dados foram avançados pela Counterpoint Research, revelando que entre os meses de julho e setembro a MediaTek conseguiu garantir uma quota de mercado de 31%, enquanto a Qualcomm foi relegada para a segunda posição com 29%.
Mercado dos smartphones gama-média revela-se crucial para a MediaTek
Já há algum tempo que temos visto o mercado dos smartphones gama-média crescer a olhos vistos, apresentando cada vez mais especificações de alto nível, mantendo preços muito aliciantes. Além disso, o volume de smartphones lançado no mercado é também muito maior, especialmente quando comparado com o mercado dos topos de gama.
No segmento gama-média, a MediaTek continua a apresentar resultados de performance bastante superiores aos processadores da Qualcomm, dominando constantemente os rankings apresentados pela plataforma AnTuTu.
Por isso, não é com grande surpresa que vemos a MediaTek conseguir ultrapassar finalmente a Qualcomm.
No entanto, as tendências poderão inverter-se já no último trimestre de 2020, graças ao crescimento na procura de smartphones com suporte para redes 5G.
Neste segmento específico, a Qualcomm continua como líder isolada, com uma quota de mercado de 39%. De acordo com o relatório da Counterpoint, 1/3 dos smartphones vendidos globalmente nos últimos três meses de 2020 serão smartphones 5G, o que poderá ajudar a Qualcomm a recuperar a liderança.
Editores 4gnews recomendam:
- Vivo X60 Pro: último topo de gama de 2020 tem especificações reveladas
- Xiaomi poderá seguir o pior exemplo da Apple já com o Xiaomi Mi 11!
- Fã da Xiaomi recusa casar até ter novo smartphone, e tem surpresa