A Mediatek revelou na Computex 2019 a sua primeira aposta na tecnologia 5G. O processador anunciado tem modem 5G integrado, e promete velocidades de download de 4.7Gbps e upload de 2.5Gbps. Este é um processador destinado levar o 5G a dispositivos de baixo custo
Numa altura em que a Qualcomm se destaca no setor, a Mediatek lança aquilo que espera ser um abanão na aposta na tecnologia. Com o modem Helio M70 5G integrado, este promete não só poupar espaço no telefone, mas também poupar bateria.
O modelo anunciado pela Mediatek está longe das velocidades alcançadas pelo seu concorrente
O modelo anunciado pela Mediatek não é tão rápido como o modem X55 da Qualcomm, que oferece até 7Gbps de download. Neste caso, a grande vantagem da Mediatek está em oferecer o modem já integrado.
O modem 5G Helio M70 é apoiado pelo CPU Arm Cortex-A77 e pela gráfica Mali-G77. Este será um produto que apela aos dispositivos que normalmente usam processadores Mediatek. Em dispositivos de gama-baixa, os consumidores terão assim acesso à mais recente tecnologia.
Tendo em conta os mercados em que a Mediatek opera, as suas limitações não serão, para já, um problema. Além da tecnologia 5G, o processador será também retro-compatível com 4G e 2G.
Esta é uma altura de ouro para Intel entrar neste mercado do 5G mobile. Com a Intel de fora de corrida, e com os problemas da Huawei com os Estados Unidos, a Qualcomm apresenta-se quase sem concorrência.
Primeiros smartphones 5G com processador Mediatek chegam ao mercado em 2020
Os parceiros da Mediatek vão começar a receber o novo processador ainda durante este ano. A construtora espera que no início de 2020 cheguem ao mercado os primeiros smartphones 5G com processadores Mediatek.
A revelação foi feita pela Mediatek durante a Computex 2019. Esta é o maior evento anual de computação, e realiza-se na cidade de Taipé, em Taiwan. Estende-se até ao próximo dia 1 de junho.
Mais sobre a tecnologia 5G:
- Redes 5G podem interferir com a assertividade das previsões meteorológicas
- Modem 5G da Apple estará ainda a vários anos de distância
- iPhone com 5G e sensor biométrico no ecrã poderá chegar em 2020