Mediatek prepara entrada no mercado de processadores para portátil

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

O competidor direto da Qualcomm, a Mediatek, estará a desenvolver um 'Arm-based' chip de processador projetado para correr o Windows, de acordo com fontes internas da Reuters.

Até agora, a Qualcomm era a única parceira da Microsoft para PCs Windows Arm-powered, depois das duas firmas terem assinado um contrato de exclusividade. Este contrato levou ao lançamento dos Windows Copilot+, durante o mês de maio, em que a marca afirmou que o Snapdragon X Elite poderia ultrapassar o MacBook Air M3 da Apple.

Benchmarks recentes confirmaram esta afirmação da Microsoft, com uma bateria altamente capaz e a performance dos laptops a subir notavelmente em comparação com a geração anterior.

Uma grande oportunidade para a MediaTek

Mediatek Chipset
Crédito: MediaTek

No entanto, esta parceria estará para chegar ao final, com o CEO da Arm a confirmar que o contrato Qualcomm-Microsoft irá expirar no final deste ano. Isto quer dizer que outros fabricantes, tais como a NVIDIA, AMD e Intel, podem tentar tomar este mercado. O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, afirmou até que, daqui a cinco anos, 50% dos PCs Windows irão estar munidos de um chip Arm.

A MediaTek tem trabalhado num Chromebook 'Arm-based' por vários anos, e fez planos, em 2022, de construir processadores Windows com a mesma tecnologia. Assim sendo, com a expiração de contrato eminente, faz todo o sentido para a empresa Taiwanesa entrar neste mercado, assim que for legalmente permitido.

Vale lembrar, no entanto, que os processadores MediaTek não são tão populares como os Snapdragon da Qualcomm. Ainda assim, a marca possui um market share de 36% no que toca a processadores de smartphone. É possível encontrar hardware MediaTek em muitos Androids, principalmente os seus microprocessadores entry-level e mid-level.

Um aliado formidável

MediaTek NVIDIA
Crédito: MediaTek

Uma vantagem escondida que a MediaTek pode estar a usar a seu favor é a parceria que celebra com a NVIDIA, o maior produtor de placas de vídeo para desktops do mundo. Com um market share de 88% e com o lançamento eminente da série RTX5000, a NVIDIA está-se a preparar para mais um ano de grande presença no mercado.

No ano passado, tivemos informações de que a MediaTek planeia utilizar a tecnologia GPU da Nvidia para os seus CPUs de smartphone e PC Windows.

Além disso, estas ambições da MediaTek foram posteriormente reforçadas depois de o seu CEO ter sido encontrado a jantar com outros CEOs da NVIDIA, TSMC e Quanta. Com estas quatro empresas, a construção de um laptop portátil exclusivo é possível e expectável. TSMC para fabricação de chip, MediaTek para o CPU, NVIDIA para a GPU e Quanta para a montagem final.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.