MediaTek poderá fornecer modems LTE para a Apple em 2018

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos meses a Apple e Qualcomm têm-se envolvido em vários processos judiciais. As acusações têm partido de ambas as partes pelas mais variadas razões. Com efeito, não será de estranhar que as relações entre estas duas tecnológicas não estejam na sua melhor fase e uma das empresas que pode sair beneficiada com estes litígios é a MediaTek.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 com reconhecimento facial ou biométrico? O futuro dirá!

Já não é a primeira vez que se levanta a possibilidade de a Apple mudar de fornecedor dos modems LTE para os seus smartphones, os iPhone. Atualmente, a responsável pelo desenvolvimento destas peças de hardware é precisamente a sua conterrânea Qualcomm. Todavia, isto poderá mudar já no próximo ano, não estivessem as relações entre ambas numa fase menos boa.

Rumores anteriores têm dado conta de que a Intel será uma das próximas parceiras da Apple para o desenvolvimento deste modems. A Intel é muito conhecida no mercado da informática, porém a sua presença no mercado mobile não possui a mesma força. Não obstante, a gigante de Cupertino terá transferido 50% das suas encomendas da Qualcomm para a Intel.

Até agora estes eram os dados conhecidos, o que fazia crer que a empresa responsável pelos processadores Snapdragon pudesse manter alguma quota no desenvolvimento destas peças. Mas por todas as razões já anteriormente descritas, a Apple estará a procurar novos parceiros para absorver mais encomendas.

É aqui que entra a MediaTek como uma grande candidata a receber encomendas por parte da Apple para o desenvolvimento dos seus modems LTE, segundo avança a publicação Digitimes. Esta empresa sediada em Taiwan encontra-se bem posicionada neste campo pela sua tecnologia, capacidade e preços vantajosos. Recorde-se que os processadores MediaTek são bem mais em conta do que os processadores Snapdragon, daí esta ser a eleita de muitas empresas para equipar os seus smartphones de gamas inferiores.

MediaTek está bem posicionada para uma parceria com a Apple

Esta nova parceria entre as duas empresas poderá firmar-se já em 2018. No entanto, as fontes referem ainda que esta colaboração no desenvolvimento de modems LTE poderá ser algo a curto prazo. A empresa asiática poderia beneficiar bem mais caso firmasse parceiras com a Apple para o desenvolvimento de carregadores sem fios, sistemas de conexão sem fios ou altifalantes inteligentes (smart speakers).

Por enquanto, a MediaTek recusa-se a prestar qualquer esclarecimento relativamente a estas notícias. Isto significa que ainda nada é oficial. Importa, então, esperar por declarações oficiais de alguma das partes para perceber se a empresa da maça irá mesmo mudar de fornecedores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5 também vai receber o Face Unlock do OnePlus 5T, mas porquê?

Samsung Galaxy S9 chegará com um novo carregador sem fios

“Ok Google” – desligar esta opção resolverá a lentidão nos Android Wear 2.0

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.