MediaTek mais rápida que Qualcomm e com mais uma novidade a caminho

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Já se sabia que a MediaTek se prepara para lançar o processador de topo Dimensity 9000, mas agora soube-se que a fabricante tem outro processador a caminho.

Entretanto, em testes de benchmarking o MediaTek 9000 mostrou ser quatro vezes mais rápido que o seu rival da Qualcomm.

Novo Dimensity 8000 para smartphones de gama média pode ser lançado em breve

Nesta reta final de ano, a MediaTek está no centro de várias notícias, desde logo a começar pelo facto de ter sido agora divulgado que a marca não se vai limitar a lançar apenas o novo processador de topo Dimensity 9000.

Ao que tudo indica, a fabricante de chips tem também a caminho um novo processador para alimentar smartphones de gama média que deverá chamar-se Dimensity 8000 e que pode ser lançado em breve.

De acordo com o leaker Digital Chat Station, o Dimensity 8000 usa o processo de 5 nm da TSMC e integra quatro núcleos Cortex A78 com clock de 2,75 GHz e quatro núcleos Cortex A55 com velocidades de clock de 2,0 GHz. Já para a parte gráfica, o processador conta com a GPU Mali G510 MC6.

Mediatek Dimensity 8000 com suporte para carregamento rápido de 75 watts e taxas de atualização elevadas

Ainda segundo o conhecido leaker, o Dimensity 8000 da MediaTek vai oferecer suporte a ecrãs com resolução Full HD+ e com taxas de atualização de até 168 Hz, assim como a ecrã QHD+ com taxas de atualização de até 120 Hz.

Mais: poderá também ter suporte para LPDDR5 RAM e armazenamento UFS 3.1 e ainda "aguentar" carregamento rápido de até 75 watts. Digital Chat Station vai ainda mais longe ao afirmar que este processador poderá estar integrado nos próximos smartphones da Redmi e que parace ser uma versão mais "light" do chip de topo Dimensity 9000.

MediaTek ganha teste de velocidade à Qualcomm com o seu novo Dimensity 9000

E, por falar no novo Dimensity 9000, as notícias não podiam ser melhores para a MediaTek. Isto porque, segundo dados obtidos no AI Benchmark, o processador ultrapassou todos os outros chips em praticamente todos os testes.

Entre os "derrotados" estão o Google Tensor, Exynos 2100 da samsung, HiSilicon Kirin 9000 e o Snapdragon 888 da Qualcomm. Mais especificamente, o Dimensity 9000 revelou ser 4,2 vezes mais rápido que o referido processador da Qualcomm, 3,7 vezes melhor do que o Exynos 2100, 3,9 vezes mais veloz do que o Kirin 9000 e, a dar um pouco mais de luta esteve o Google Tensor, que é 2,7 vezes mais lento do que o Dimensity 9000.

Esclareça-se que estes resultados foram registados em teste IA, o que para o utilizador final se traduz em reconhecimento de rosto otimizado, melhor parte ótica, opções de Realidade Aumentada e também assistentes de voz melhorados. Ou, como quem diz, este chip provou ser mais "inteligente" em tarefas baseadas em Inteligência Artificial.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO Reno 6 Pro 5G review: ousadia e elegância num dos melhores smartphones de 2021
  • Xiaomi: Redmi Watch 2 Lite já está à venda em Portugal
  • Este smartphone vai ter carregamento rápido de 120 watts
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt