MediaTek Helio P90 será oficializado a 13 de Dezembro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A MediaTek uma das Sony pode surpreender com um smartphone Xperia dobrável em 2019

Todavia, vemos agora uma confirmação da apresentação do SoC MediaTek Helio P90, aqui em perfeita contra-corrente com os demais rumores. Em suma, podemos descartar o nome "Helio P80" em detrimento do nome Helio P90.

Note-se que a confirmação foi feita pela própria fabricante de processadores para dispositivos móveis Android. Mais concretamente através da sua conta oficial na rede social Twitter, tal como podemos ver pela publicação original no final do artigo.

MediaTek Helio P90 chega no dia 13 de Dezembro

Em primeiro lugar, caso todos estes rumores (e agora confirmações) se revelem acertadas, no dia 13 de dezembro teremos boas notícias. Isto é, ficaremos a conhecer oficialmente o SoC MediaTek Helio P90 durante um evento de lançamento da empresa em Shenzhen na China. Esta data foi também sugerida por um dos executivos da própria MediaTek que terá revelado esta mesma data à equipa da publicação 91Mobiles. Em suma, será um dos últimos grandes lançamentos do ano e uma das melhores novidades para a primeira quinzena de dezembro. Pois bem, o que podemos esperar deste novo SoC?

Em segundo lugar, apesar de a sua apresentação estar agendada para o dia 13 de dezembro, só em meados de 2019 é que veremos os primeiros terminais com este SoC. Por outras palavras, só durante o segundo trimestre de 2019 é que veremos os primeiros smartphones Android com este SoC da MediaTek.

A MediaTek garante que este SoC "mudará tudo"!

Naturalmente entusiasmada com um dos seus próximos produto, a MediaTek afirma que o seu próximo chipset "muda tudo"! Certo é que tudo isto pode não passar de propaganda ou marketing próprio de uma gigante nesta área mas já temos mais informações.

Segundo consta, este SoC para dispositivos Android apostará sobretudo na Inteligência Artificial (IA) bem como na eficiência energética. Isto claro, sem descurar a performance ou potência de todo o SoC (chipset) em si.

Estará presente em dispositivos Android a partir de 2019

Em terceiro lugar, o executivo da MediaTek explica também a razão pelo facto de terem abdicado da nomenclatura Helio P80. Segundo Lee, tudo isto se prende com estratégia de venda e marketing. Isto é, a fabricante quer deixar bem claro que este SoC será bem diferente (e superior) ao recentemente lançado Helio P70.

Em suma, o Helio P90 da MediaTek será uma grande melhoria face ao seu SoC mais recente para dispositivos móveis. Algo que será bem aproveitado pela fabricante e não podendo o seu nome ser deixado ao acaso.

O que esperar deste SoC da MediaTek para dispositivos Android?

Olhando para trás, para todos os rumores até à data, tínhamos visto algumas sugestões em torno do possível Helio P80. Rumores que agora deverão ser transpostos para o MediaTek Helio P90, o nome final (e oficial) para este SoC para dispositivos Android.

Segundo consta, podemos esperar em primeiro lugar, um processo de fabrico a 12nm (nanómetros), feito pela Huawei.

Note-se ainda que o processador em questão será um SoC de gama média. Mesmo assim, poderá rivalizar com alguns dos melhores processadores da atualidade como o supra-citado Kirin 980 da Huawei e a sua dedicação à IA.

Todavia, neste momento precisamos de mais dados concretos e não só de rumores. Ainda assim, vimos recentemente algumas listagens na GeekBench que sugerem efectivamente uma séria aposta na Inteligência Artificial. Esperemos agora pela sua apresentação oficial.

Editores 4gnews recomendam:

Top 10 boxes de TV Android mais acessíveis que tens de conhecer

Nokia 9 PureView pode chegar já em dezembro segundo a Amazon

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.