MediaTek apresenta o novo SoC Helio P90 para smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MediaTek é uma das maiores fabricantes de processadores / chipsets para smartphones e dispositivos móveis. Popular pelas suas ofertas relativamente económicas, os seus processadores são commumente encontrados nos smartphones Android oriundos da China. Agora, ficamos a conhecer o seu novo processador, o Helio P90.

Esta mesma fabricante continua a dar que falar, isto após ter demonstrado o seu interesse no padrão 5G no início deste mês. Nesse sentido, a MediaTek já nos deu a conhecer o seu novo modem preparado para a "revolução" 5G, o modem M70 que será produzido pela Android Central, ficamos a conhecer outros dos produtos desta tecnológica chinesa.

Chegou o novo Helio P90 da MediaTek!

Por conseguinte, podemos agora apresentar o novo processador Helio P90 da MediaTek, um novo SoC para smartphones Android. Em primeiro lugar temos aqui um processador octa-core, portanto com 8 núcleos de processamento. Mais concretamente temos dois núcleos Cortex-A75 com uma frequência máxima de processamento a 2.2GHz. Paralelamente temos também um total de 6 núcleos Cortex-A55 com uma frequência máxima de 2GHz. Esta é a configuração do processador fabricando segundo o processo de 12nm.

Em segundo lugar, a litografia do novo Helio P90 da MediaTek segue assim o processo de 12nm. Sendo também equipado com a gráfica PowerVR GM 9446 que promete um desempenho 50% superior face à gráfica que equipa o Helio P70.

Trata-se de um SoC ocra-core para smartphones Android

Todavia, o grande trunfo do novo Helio P90 da MediaTek são as suas capacidades de inteligência artificial (IA). Note-se que este SoC é um "motor" de gama média mas, mesmo assim, pretende surpreender os consumidores.

Para tal, este novo Helio P90 da MediaTek conta com uma central de processamento dedicada unicamente à Inteligência Artificial. O melhor de tudo? Não é apenas um único núcleos dedicado à IA mas sim um processador multi-core. A marca chama-lhe APU.

Por conseguinte, este APU poderá melhorar consideravelmente a qualidade fotográfica dos smartphones Android de gama média. Aliás, poderá também ser encontrado nos smartphones Android mais económicos - gama de entrada.

A MediaTek afirma que o Helio P90 iguala o processamento de imagem do Huawei Mate 20 Pro

Em terceiro lugar cumpre ainda salientar que o Helio P90 da MediaTek suporta, por exemplo uma única câmara com 48MP de resolução. Alternativamente poderá também suportar uma configuração de câmara dupla de 24MP +16MP.

Mais ainda, este SoC pode providenciar a gravação de vídeo em câmara lenta a 480fps a 16MP. Poderá também funcionar e suportar o Google Lens. Agora, resta-nos aguardar pelos primeiros smartphones Android equipados com este processador. Algo que acontecerá durante a primeira metade de 2019.

Entretanto, a rival Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Pokemon Go: Niantic traz finalmente a funcionalidade mais desejada!

Huawei Nova 4 surpreende com duas variantes bem distintas

Samsung continua a derrapar no maior mercado mundial de smartphones

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.