MediaTek Helio P40 e Helio P70 com especificações reveladas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Mediatek é uma das construtoras de processadores para smartphones mais conhecida do mundo. A grande maioria de smartphones Android são equipados por processadores desta empresa e da Qualcomm. Tal como a Qualcomm se encontra a preparar os seus novos processadores para 2018, o mesmo aplica-se à MediaTek ao atacar o mercado de gama média/alta com os novos Helio P40 e Helio P70.

Vê ainda: Xiaomi Mi A1 começa finalmente a receber o Android Oreo da Google

Não há muito tempo a MediaTek revelou que iria colocar em pausa, por dois anos, o desenvolvimento dos seus processadores de gama alta. Aqui está em causa a gama Helio X, cujo último integrante foi o X30. Este processador não obteve o sucesso dos seus antecessores, tendo equipado apenas dois smartphones da Meizu.

MediaTek Helio P40 e Helio P70: os novos processadores de gama média/alta

Com efeito, as atenções da empresa asiática recaem agora sob a sua gama média/alta, protagonizada pela linha P. Estes são processadores caracterizados pela sua performance muito boa mas acima de tudo pelo seu preço em conta.

Os próximos membros desta família serão os MediaTek Helio P40 e Helio P70, cujas especificações são agora conhecidas. As informações foram reveladas pelo site Ithome e dão-nos uma ideia daquilo que poderemos esperar destes.

Em primeiro lugar iremos analisar o futuro Helio P40. Este novo SoC será composto por oito núcleos de processamento, com quatro núcleos A73 a 2.0GHz e quatro A53 a 2.0GHz. A sua gráfica será uma GPU Mali-G72 MP3 com uma frequência de 700MHz.

Este será um processador capaz de aguentar com um máximo de 8GB de RAM LPDDR4x e memórias de armazenamento interno eMMC 5.1 e UFS 2.1. Em termos fotográficos o mesmo será capaz de aguentar com um sensor de até 32MP.

Olhando agora para o novo Helio P70, este será um pouco mais poderoso do que anterior. Será igualmente composto por oito núcleos de processamento, com quatro núcleos A73 a 2.5GHz e quatro A53 e 2.0GHz. Em termos gráficos este processador será detentor de uma Mali-G72 MP4 com uma frequência de 800MHz.

Este P70 partilha as mesmas especificações do anterior tanto em termos de esquemas de memória como em termos fotográficos. Comum a ambos os processadores serão ainda as suas capacidades de Inteligência Artificial.

Ainda não é sabido quando é que estes processadores serão apresentados oficialmente. Contudo, especula-se, desde já, que os mesmos possam equipar smartphones da linha Xiaomi Redmi para o próximo ano, bem como equipamentos de outras marcas como Gionee, OPPO, Vivo e Meizu.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 10? Prepara-te para dois topo de gama da Nokia em 2018

Huawei PSmart? Será que realmente necessitamos deste Android?

Youtube deixa de funcionar na Amazon Fire TV e a guerra continua

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.