MediaTek anuncia o novo processador Helio P22 de gama média

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Huawei, os chips da MediaTek continuam a ser procurados. Aqui principalmente pela sua relação preço / qualidade, sendo uma alternativa económico aos nomes mais sonantes.

Vê ainda: Xiaomi Mi 8 será o 1º smartphone ”Mi” com a interface MIUI 10

Contudo, de modo a afastar o estigma de que um processador MediaTek não é equiparável aos concorrentes, a empresa apresenta-nos o Helio P22. O novo chipset ou plataforma móvel utiliza uma nova litografia (processo de construção). Trata-se de um novo SoC de gama média a 12nm (nanómetros).

Comparativamente com as alternativas existentes neste segmento de gama média, sendo a maioria fabricado com o processo de 16nm. Isto significa que o novo Helio P22 será mais rápido, veloz e gastará menos energia, sendo a sua litografia a 12nm notoriamente mais eficaz.

MediaTek apresenta o novo processador Helio P22

Sendo um processador mais poderoso e eficaz, o Helio P22 da MediaTek conta com 8 núcleos de processamento, sendo portanto um octa-core. Na prática utiliza 8 núcleos Cortex-A53 da ARM com uma frequência máxima de processamento a 2.2Ghz. Este processador conta ainda com a gráfica PowerVR GE8320 da IMG com uma frequência máxima de processamento a 650MHz. Será uma visão frequente em smartphones e tablets Android de gama média ou mesmo gama de entrada consoante as fabricantes.

Novo processador para dispositivos Android de gama média

O processador Helio P22 da MediaTek foi totalmente otimizado para smartphones Android com um ecrã completo. O "ecrã infinito" com o formato 18:9 até ao formato 20:9 (ainda sem exemplos comerciais).

Todavia, a resolução dos terminais Android não deverá superar o HD+ (720p), o que coloca este processador no segmento de gama média / entrada. Mais ainda, o novo processador da MediaTek é capaz de utilizar memória com o padrão LPDDR3 ou LPDDR4X. Aqui ficará à escolha do fabricante de dispositivos móveis.

O novo Helio P22 da MediaTek suporta ainda um conjunto (máximo) de 13MP + 8MP de resolução (sensores fotográficos). Alternativamente poderá utilizar apenas um sensor com resolução máxima de 21MP.

Temos também um processador de imagem (ISP) com um algoritmo que permitirá o desfoque de fundo. Por outras palavras, terás um efeito bokeh, caso a OEM (fabricante) assim o decida.

No interior deste processador temos também melhorias para o mecanismo de estabilização eletrónica da imagem. Temos novidades no EIS (eletronic image stabilization) para fotos e vídeos menos tremidos. Algo que beneficiará até mesmo os smartphones Android de gama baixa. Conta também com o "Neuro Pilot", o motor de IA da MediaTek.

Lista de especificações técnicas do Helio P22

  • Litografia / construção: 12nm
  • Ecrã: suporte para o padrão 20:9 com resolução máxima HD+ (1600 x 720p)
  • CPU: octa-core formado por oito núcleos Cortex-A53 de 2.2GHz
  • GPU: IMG PowerVR GE8320 de 650 MHz
  • Memória: LPDDR3 (máximo 4 GB de 933 MHz) ou LPDDR4X (máximo 6 GB de 1600 MHz)
  • Câmara: sensores de 13 e 8 MP ou apenas um sensor de 21 MP com EIS
  • Vídeo: codificação a (1080p H.264 a 30 fps) e decode (H.264, H.265 e HEVC a 30 fps)
  • Modem: Cat-4, Cat-7 DL/Cat-13 UL e TAS 2.0, HUPE, IMS (VoLTEViLTEWoWi-Fi), eMBMS, Dual 4G VoLTE (DSDS), banda 71, CDMA2000 1x/EVDO Rev. A (SRLTE), FDD/TDD LTE e HSPA+
  • Conexão: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, GPS (Glonass/Beidou), ANT+, Bluetooth 5 e FM

Segundo a própria MediaTek, em comunicado à imprensa, o novo processador chegará ainda durante 2018 ao mercado. Posto isto, contamos com os primeiros smartphones Android equipados com este SoC a chegar no final do ano / início de 2019.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple estará a preparar um novo HomePod da Beats por 199 dólares

HTC U12+ é oficial! Um poderoso topo de gama que poucos irão comprar

Xiaomi acaba de abrir loja em França, Itália é o próximo país na Europa

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.