Mediatek e Google - Parceria trará vantagens às fabricantes chinesas

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A MediaTek e Google chegaram a uma nova parceria que promete melhorar, e muito, os terminais com os processadores da empresa chinesa. A MediaTek é maioritariamente utilizada por OEM's (fabricantes) oriundos da China.

Ulefone, Elephone, Doogee, Oukitel e muitos mais, investem em processadores MediaTek. O seu baixo valor comparado à Qualcomm incentiva este investimento e a verdade é que aos poucos vemos marcas mais conhecidas nos mercados europeus a fazer isso mesmo. Falo da Nokia ou até mesmo Sony.

Vê ainda: Apple Watch Series 3 – Apple confirma problema no ecrã

A nova parceria entre a Google e a MediaTek trazem à empresa de processadores asiática a possibilidade de instalar a Google Play Store, Play Movies, Gmail, Youtube e todas as apps Google logo de origem.

Isto significa que as fabricantes não terão mais de se preocupar em instalar tais aplicações e no final do dia o utilizador é que tirará proveito. Já tive smartphones em que a aplicação do Youtube era a antiga e não havia forma de instalar a nova versão de forma "segura", esta parceria acabará com estas tretas.

Mediatek e Google querem diminuir a fragmentação de mercado

De acordo com o Android Authority, esta parceria dará às fabricantes mais possibilidades no que toca às atualizações de sistema. Os smartphones da MediaTek são conhecidos pelos seus problemas de atualizações e se tudo correr como é suposto, estes problemas deverão diminuir já em 2018.

Pessoalmente não tenho muito a apontar no que toca a performance dos processadores da MediaTek. Dependendo do chip em si, a perfomance nos últimos terminais testados tem-se mostrado consistente e nada melhor do que isso para restablecer a confiança dos utilizadores, esperemos que os problemas de atualizações sejam também resolvidos!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Como entrar no programa Beta da Samsung para o Android Oreo

OnePlus 5T – Carl Pei mostra o novo Modo Retrato e garante o Jack?

Google Assistant chega aos smartphones da Ulefone

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.