MediaTek Dimensity 9000 custa o dobro do seu antecessor e Snapdragon 8 Gen 1 é ainda mais caro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A guerra de processadores está ao rubro. A MediaTek acaba de lançar o Dimensity 9000 e espera-se que a Qualcomm lance na próxima semana o Snapdragon 8 Gen 1.

Mas ao que tudo indica, estes processadores, além do elevado desempenho, também têm um custo elevado e tal pode refletir-se no mercado de smartphones.

Preço dos novos processadores MediaTek e Qualcomm pode refletir-se no mercado de smartphones

A MediaTek já revelou o seu novo processador Dimensity 9000 e, no próximo dia 30 de novembro, será a vez da Qualcomm apresentar oficialmente o seu novo Snapdragon 8 Gen 1. Estas são ótimas notícias, uma vez que imediatamente a seguir vão ser apresentados vários novos smartphones que estão equipados com os novos processadores.

Mas, segundo informações agora reveladas, podem haver algumas notícas menos fantásticas. De acordo com o conhecido leaker Digital Chat Station o Dimensity 9000 da MediaTek custa o dobro do preço do seu antecessor Dimensity 1200.

E como se isso não bastasse, o conhecido leaker afirma que o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm é ainda mais caro que o novo processador da MediaTek. Junte-se à "receita", a atual crise de escassez de chips, a nível global, e temos as más notícias para os utilizadores: muito posivelmente, o custo dos próximos smartphones equipados com estes processadores vão obrigar a um gasto maior.

MediaTek com novo processador para gama média e Qualcomm a preparar-se para substituir Snapdragon 870

Mas voltemos àquilo que podem ser novamente boas notícias. De acordo com o leaker Digital Chat Station, o processador Dimensity 7000 da MediaTek vai chegar logo após o primeiro trimestre de 2022.

E a Qualcomm está também já a preparar o lançamento do sucessor do Snapdragon 870. O que nos indica que também vão haver muitas novidades no segmento de gama média de smartphones com um preço mais apetecível.

Especificações do MediaTek Dimensity 9000

Mas vamos conhecer um pouco melhor o novo processador da MediaTek. O Dimensity 9000 usa o processo 4nm da TSMC + em conjunto com a arquitetura Armv9 e integra um núcleo Cortex-X2 de alto desempenho. Está também equipado com tecnologia HDR-ISP de 18 bits que permite gravar vídeo HDR com três câmaras em simultâneo, além de ter suporte para câmaras de até 320 megapixéis.

É também quatro vezes mais eficiente no consumo de energia que o seu antecessor, graças ao APU do processador AI de quinta geração da MediaTek. De resto, o Dimensity 9000 suporta as tecnologias Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e até o próximo Bluetooth LEAudio. Estas especificações são, sem dúvida, um bom prenúncio para os smartphones de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme GT 2 Pro 5G arrasa concorrência com pontuação de mais de 1 milhão na AnTuTu
  • Samsung segue pisadas da Apple e quer mais independência
  • Apple vai ser cada vez mais Apple com modems 5G proprietários em 2023
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt