MediaTek Dimensity 8000 chega às principais marcas já no próximo mês

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Alguns smartphones muito aguardados no segmento de média gama vão contar com o processador MediaTek Dimensity 8000 e agora foi revelado que no próximo mês de março, o chip começa a chegar às marcas dos terminais em quantidade.

As marcas chinesas Xiaomi e Realme são apenas alguns dos fabricantes de smartphones que vão utilizar o novo processador MediaTek nos seus terminais que, em breve podem chegar às mãos dos utilizadores.

Novo MediaTek Dimensity 8000 tem suporte para resolução 2K

Ainda que a MediaTek esteja a tentar conquistar o segmento de smartphones premium com o seu processador Dimensity 9000, não está a descurar aquele que é o seu mercado tradicional. E, por isso, em março as fabricantes de smartphones vão começar a receber, em quantidade, o novo Dimensity 8000 que aponta exatamente para o segmento de média gama de terminais móveis.

Xiaomi e Realme são apenas alguns dos players deste mercado que vão receber o novo chip que usa o processo de fabricação de 5 nm da TSMC e uma arquitetura dupla 4+4. O Dimensity 8000 conta com quatro núcleos Cortex A78 e quatro núcleos mais pequenos Cortex A55.

Ao que tudo indica, o novo chip da MediaTek tem também suporte para resolução 2K e taxas de atualização de até 120 Hz, ou em alternativa 1080p com 168 Hz, além de ser compatível com a combinação de armazenamento LPDDR5 + UFS 3.1.

Já existe um smartphone com o Dimensity 8000 aos comandos

Entretanto, o conhecido leaker Digital Chat Station afirmou que já existe um smartphone equipado com o novo processador de média gama da MediaTek. O fiável leaker não divulgou a marca e modelo de smartphone, mas avançou com as especificações cruciais do terminal.

Assim, o ainda desconhecido smartphone tem 12 GB de RAM emparelhados com o processador Dimensity 8000 e um ecrã de 6,6 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.

MediaTek Dimensity 8000 supera Snapdragon 870 na plataforma AnTuTu

Segundo o conhecido leaker, o modelo conta também com uma câmara frontal de 16 megapixéis e uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, complementado por um segundo sensor também com 50 megapixéis e um terceiro de dois megapixéis.

Entretanto, foram também divulgados os resultados dos testes do Dimensity 8000 na plataforma AnTuTu e o novo processador conseguiu uma pontuação total de 750.000 pontos. Tal significa que superou o Snapdragon 870 que, na mesma plataforma, obteve como pontuação total 700.000 pontos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung abandona processador Snapdragon num dos seus smartphones mais populares
  • Pesquisa Google testa mudanças visuais para o teu smartphone Android
  • Guerra dos processadores: Apple e MediaTek batem Qualcomm
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt