A MediaTek acaba de lançar o novo processador de topo Dimensity 9000 e, em simultâneo, revelou os resultados obtidos em testes de benchmarking.
E, para surpresa da Qualcomm, o Mediatek Dimensity 9000 bateu o Snapdragon 8 Gen 1 obtendo pontuações superiores, revelando-se assim um concorrente a temer.
Dimensity 9000 cola-se a Snapdragon 8 Gen 1 em testes da plataforma AnTuTu
No início desta semana, a MediaTek revelou o seu novo processador Dimensity 9000, concebido especialmente para smartphones topo de gama. Este era um segmento em que a fabricante estava com algumas dificuldades em afirmar-se, mas parece que o novo processador pode alterar essa situação.
Na apresentação do novo chip, a MediaTek revelou também os resultados do Dimensity 9000 em testes de benchmarking das conhecidas plataformas AnTuTu, GeekBench e PCMark. E, para surpresa de todos, em especial da Qualcomm, o Dimensity 9000 da MediaTek revela-se um concorrente temível.
Comecemos pelos testes da AnTuTu. Nestes, de acordo com informações divulgadas pela MediaTek, o Dimensity 9000 obteve uma pontuação de 1.017.488, o que está perigosamente próximo da pontuação obtida pelo Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.
MediaTek obtém pontuações superiores à Qualcomm em testes do GeekBench e PCMarks
Mas foi nos testes da plataforma GeekBench que o Dimensity 9000 se revelou. Aqui, o processador da MediaTek obteve 1273 em modo single core enquanto que em modo multi core conseguiu 4324 pontos. O que significa que em testes de núcleo múltiplo a MediaTek consegue vencer o novo Snapdragon 8 Gen 1 que, em multi core obteve pontuações entre os 3800 e 3900.
Já na plataforma PCMark no teste de desempenho Work 3.0, o Dimensity 9000 conseguiu 17.573 pontos, ultrapassando os 16.858 pontos obtidos pelo Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.
Estes resultados significam que a MediaTek começa a afirmar-se também no segmento premium dos terminais móveis, além de manter uma forte presença nos segmentos de baixa e média gama.
MediaTek Dimensity 9000 destaca-se também em testes de AI Benchmark
Também em testes de AI Benchmark, ou como quem diz em capacidades de Inteligência Artifical, o Dimensity 9000 de destacou de vários outros processadores rivais. Assim, o Dimensity 9000 revelou ser 4,2 vezes mais rápido que o Qualcomm Snapdragon 888, 3,7 vezes melhor do que o Samsung Exynos 2100, 3,9 vezes mais veloz do que o Kirin 9000 e, a dar um pouco mais de luta esteve o Google Tensor, que é 2,7 vezes mais lento do que o Dimensity 9000.
Esclareça-se que estes testes são relevantes, no sentido de que mostram o desempenho do processador nas funcionalidades diretamente ligadas à Inteligência Artificial, como é o exemplo do reconhecimento facial, assistentes de voz e a parte ótica dos smartphones.
Com todos estes trunfos na mão, o Dimensity 9000 da MediaTek pode mesmo roubar o protagonismo ao Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, no segmento premium de smartphones. Aliás, várias notícias já divulgadas avançam que o novo chip Dimensity 9000 estará aos comandos do próximo Xiaomi Redmi K50, assim como do OPPO Find X4 Pro.
Editores 4gnews recomendam:
- OPPO e Xiaomi preparam-se para surpreender com este chip MediaTek
- Nem Apple, nem Qualcomm! Esta é a rainha dos processadores no mundo
- MediaTek mais rápida que Qualcomm e com mais uma novidade a caminho