MediaTek anuncia o seu primeiro processador 5G para smartphones

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O 5G está aqui à porta e a MediaTek será uma das responsáveis. Finalmente os smartphones contarão com uma velocidade de internet capaz de surpreender. Enquanto que as velocidades na internet fixa já começam a ser mais viradas para o futuro, o mesmo não se pode dizer dos smartphones.

É verdade que em Portugal os operadores estão a trabalhar bem nos últimos anos. As redes 4G estão implementadas na maior parte do país e a velocidade mete inveja a qualquer outro país, contudo, está tudo de olho no 5G.

Vê ainda: Xiaomi lança o Mi Gaming Mouse para gaming por cerca de 33€

O 5G trará mais eficiência na comunicação. Para além da possível velocidade de 1 Gbps, o 5G será deveras importante para novos serviços e gadgets. Fala-se, por exemplo, que os carros autónomos comunicarão com redes 5G no futuro.

A MediaTek decidiu não esperar muito mais e revelou o seu MediaTek Helio M70. Um processador de 7nm que está neste momento em processo de desenvolvimento.

MediaTek Helio M70 será primeiro processador de smartphones da marca com capacidades 5G

O processador começará a sua produção em massa pela TSMC nos próximos 6 meses e acredita-se que chegará aos smartphones de 2019.

Já há muito que se fala do 5G, porém, poucas novidades vão efetivamente aparecendo. Esta é a grande dificuldade de implementar uma rede totalmente nova. Não só os processadores tem de ser compatíveis com a rede, como as operadoras tem de investir em novas infra-estruturas que darão a possibilidade a tal.

A Vodafone, MEO e NOS estão no caminho certo para tal e Portugal deverá continuar a ser um dos vanguardistas na adoção de novas tecnologias.

Para aqueles que nos estão constantemente a perguntar se mudaremos de nome para 5gnews há algo que tem de saber. 4gnews vem de "For Genius" ou "Para génios". Por isso não, continuaremos com o mesmo nome que vocês tanto gostam.

Assuntos relevantes na 4gnews:

MIUI 10: Estes terminais Xiaomi com uma câmara que terão ‘modo retrato’

Asus está a trabalhar num smartphone com 10GB de RAM

Mais imagens do próximo Google Pixel 3 emergem

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.