A maior fabricante mundial de processadores em 2020 acaba de apresentar dois novos SoC's (System on chip) de gama média / alta com litografia de 6 nm. São os novos MediaTek Dimensity 920 e MediaTek Dimensity 810 a chegar em breve ao mercado mobile.
Os novos lançamentos vêm atualizar, com pequenos incrementos e melhorias de processamento, os ainda anteriores Dimensity 900 e Dimensity 800 consideravelmente populares. Os seus sucessores mantém o preço competitivo e perfil de gama média / alta.
Ambos os processadores têm uma configuração octa-core com 8 núcleos de processamento.
O mais poderoso é o MediaTek Dimensity 920
Em primeiro lugar, o MediaTek Dimensity 920 tem dois tipos de núcleos. Os mais poderosos são os Cortex-A78 com uma frequência máxima de processamento a 2,5 GHz. Já os mais modestos são os Cortex-A55 com frequência máxima de 2,0 GHz.
Trata-se de uma configuração comum, dotando o processador de núcleos de alto desempenho e núcleos de alta eficiência energética para as tarefas menos exigentes.
O chip conta ainda com a gráfica (GPU) Mali-G68 MC4 que, de acordo com a MediaTek, entrega até 9% de melhor desempenho gráfico face à GPU presente no seu antecessor, o Dimensity 900.
Mais ainda, o processador consegue suportar duas configurações para a memória RAM e armazenamento, os padrões LPDDR5 RAM and UFS 3.1 ou então os padrões LPDDR4X RAM e UFS 2.2.
Isto permitirá às fabricantes escolher o tipo de memória a utilizar, dotando-as de mais flexibilidade e opções para as configurações dos telefones.
Por fim, como seria de esperar num processador de gama média/alta em 2021, o suporte para 5G está garantido. Suporta, aliás, dual-SIM 5G.
O mais acessível é o processador Dimensity 810
Temos também o novo Dimensity 810, também ele um ligeiro incremento face ao antecessor - Dimensity 800. Este chip é claramente de gama média, menos poderoso que o novo Dimensity 920 e apresenta algumas caraterísticas pouco modernas.
Usa núcleos Cortex-A76 para maior poder de processamento, com uma frequência máxima de 2,4 Ghz. Já para os núcleos mais eficientes a escolha foram os Cortex-A55, sem que a frequência máxima de processamento seja conhecida para já.
A sua gráfica é a Mali-G57 MC2 e suporta apenas um padrão de memórias - LPDDR4x RAM e UFS 2.2 para memória RAM e armazenamento interno. Em síntese, o seu maior destaque é efetivamente a litografia a 6 nm.
Por fim, de acordo com a MediaTek estes processadores chegarão ao mercado durante o terceiro trimestre de 2021.
Editores 4gnews recomendam:
- Twitter mudou de cara. Novo tipo de letra divide utilizadores
- Razer lança 3 novos produtos gaming que vais querer ter no teu teclado
- Snapdragon 898 da Qualcomm trará litografia de 4 nm da Samsung em 2021