McAfee lança ferramenta IA poderosa para combater as burlas na internet

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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A empresa de segurança McAfee apresentou uma nova ferramenta de segurança de combate às burlas online. Chama-se McAfee Deepfake Detector e tem por objetivo identificar vídeos falsos que possam enganar os utilizadores.

Esta aplicação foi apresentada como exclusivo para computadores Lenovo com Inteligência Artificial. Ela será de uso gratuito durante 30 dias e findo esse período os utilizadores terão de pagar 9,99 dólares para um ano de utilização.

McAfee quer acabar com as deepfakes com uma nova ferramenta de IA

Para quem não sabe, as deepfakes são vídeos criados por Inteligência Artificial que se fazem passar por outras pessoas. Estes recorrem frequentemente a celebridades ou líderes políticos na tentativa de adicionar credibilidade ao seu conteúdo e assim enganar os espetadores.

MacAfee
Imagem ilustrativa criada pela IA Microsoft Designer

Esta é uma tendência que tem aumentado nos últimos anos, sobretudo agora com o acesso mais simples a diversas ferramentas de Inteligência Artificial. Em muitos casos, são uma fonte preocupante de desinformação.

Tal como refere a McAfee, a maioria destes vídeos faz-se passar por políticos tentando manipular a opinião pública sobre temas sensíveis. Temos ainda casos do uso de celebridades a promover sorteios de criptomoedas ou outros tipos de produtos.

Aquilo que a McAfee Deepfake Detector fará é detetar alterações de áudio por IA nos vídeos. O objetivo é alertar os utilizadores para a potencial falsidade das informações expostas no mesmo.

Para tal, a McAfee treinou a sua ferramenta com cerca de 200 000 amostras. Segundo o diretor de tecnologia da empresa, isto funciona como a "previsão do tempo prevê 90% de probabilidade de chuva" oferecendo "aos consumidores as informações de que necessitam para tomarem decisões informadas".

A McAfee partilhou ainda algumas estatísticas interessantes sobre o tema. Segundo a mesma, 60% das pessoas estão agora mais preocupadas com as deepfakes que há um ano. Já 21% admite já ter sido enganada por um vídeo, imagem ou gravação de um candidato político.

Em suma, esta é uma ferramenta muito interessante, sobretudo numa época em que a desinformação prolifera rapidamente na internet. Esperamos que ela possa chegar a mais equipamentos brevemente.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.